Que a barrinha de cereal é uma ótima opção para incluir na dieta, todo mundo já sabe! Mas será que todas são realmente saudáveis? “Para acrescentar esse snack no cardápio, é preciso averiguar a composição e os nutrientes que a barrinha de cereal possui. Muitas possuem ingredientes que são o oposto do que é considerado benéfico à saúde”, conta Thaise Costa, nutricionista da marca Tia Sônia.

Ficar de olho na embalagem é fundamental para ter certeza de que está consumindo o produto ideal para sua dieta. “Os ingredientes descritos na embalagem constam em ordem decrescente, da respectiva proporção de cada um. Então, se aparecer “açúcar” como primeiro ingrediente significa que é o item em maior quantidade presente no produto”, explica a nutricionista. “Se aparecer qualquer tipo de gordura na tabela nutricional, também fuja da barrinha”.

Para ajudar na escolha, a nutricionista aconselha optar por ingredientes que sejam integrais e naturais, que contenham fibras e carboidratos complexos. “As fibras e os carboidratos complexos, aqueles que são digeridos e absorvidos lentamente pelo organismo, melhoram o funcionamento do intestino e oferecem sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso e para uma vida melhor”, afirma.

Confira algumas opções de barrinhas que, dependendo da composição, podem ser ótimas aliadas para uma alimentação mais saudável:

Barrinha de Cereal com Oleaginosas 

As oleaginosas fazem parte de um grupo alimentar que conta com gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, controlando de maneira positiva o nível de lipídio no sangue e reduzindo a possibilidade de doenças cardiovasculares apareçam. “Pode-se optar por opções de barrinhas de cereais que contenham amêndoa, amendoim, castanha de caju, castanha-do-pará e macadâmia. Sempre se atentando à composição dos ingredientes na embalagem”. Mesmo sendo fontes de gorduras boas, as barrinhas de cereais com oleaginosas devem ser consumidas com moderação.

Barrinha de Cereal com Frutas

Além de serem deliciosas, as frutas são fontes de várias vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Para escolher esse tipo de barrinha, é preciso saber se a fruta está desidratada, pois assim concentra-se o sabor original e doce ao snack. “É importante nesses casos ver se a fruta está ligada com adição de açúcar, gordura vegetal e até cereais. Se estiverem, a barrinha de cereal deixa de ser uma opção totalmente saudável”.

Barrinha de Cereal com Chocolate 

Combinar o chocolate com uma barrinha de cereal pode ser uma opção saudável e saborosa, como também pode ser uma armadilha na alimentação. “Para escolher uma barra de cereal que tenha chocolate é preciso estar atento se o chocolate é 50% cacau, se há açúcar refinado ou gordura hidrolisada e se há uma quantidade adequada de carboidratos. Também é importante sempre prestar atenção na ordem dos ingredientes na embalagem.”

Barrinha de Cereal Orgânica 

As barrinhas de cereais orgânicas são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos e outros produtos químicos, além de serem mais saborosas e a produção respeitar o meio ambiente. “Todo produto orgânico deve possuir um selo que comprove que o produto é certificado, ou seja, este selo é a garantia para o consumidor de que ele está adquirindo produto mais saudáveis e isentos de quaisquer resíduos tóxicos”.

 

Dica da nutricionista

Para finalizar, Thaíse reforça a importância de entender aquilo que se consome e optar por marcas que ofereçam nutrição para o cardápio diário. “Quem quer se alimentar de maneira saudável deve se preocupar constantemente com os produtos que ingere para conseguir adquirir um bom hábito alimentar e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, finaliza.

 

Fonte: assessoria de imprensa