Artigo -
É importante manter uma dieta equilibrada, variada e o mais natural possível, com aporte adequado de proteínas magras ou vegetais como as leguminosas, carboidratos complexos, provenientes de frutas, vegetais folhosos, legumes, farelos dos cereais integrais e tubérculos.

A alimentação é essencial para a saúde do organismo e não há como ter pele e anexos cutâneos, como unhas e cabelos, saudáveis com hábitos alimentares desequilibrados, pois tanto a pele, como as unhas e cabelos refletem carências de nutrientes, equívocos alimentares e estado inflamatório.

A pele, além do aporte proteico, essencial para a síntese de colágeno, precisa de vitaminas como a vitamina C, também necessária para a síntese de colágeno, além de seus efeitos antioxidantes hidrofílicos; a vitamina E que é um dos principais antioxidantes do compartimento lipofílico cutâneo; a vitamina D, que além de ser responsável por manter funções imunológicas e regenerativas da pele, precisa da pele saudável para ser sintetizada e circular em bons níveis, sem suplementação; as vitaminas do complexo B, que também mantém várias funções metabólicas.

Entre todos os minerais necessários para a saúde da pele, podemos citar o zinco, cobre e selênio, que estão entre os cofatores para a síntese de enzimas antioxidantes, além de funções metabólicas. E o silício é um mineral importante para garantir resistência e elasticidade da matriz extracelular presente nos tecidos conjuntivos como a derme.

Os ácidos graxos do tipo ômega 3 também são importantes para manter equilíbrio de perfil inflamatório em compartimento lipofílico da pele e prevenir doenças inflamatórias como as dermatites, psoríase e acne.

Os carotenoides e polifenóis presentes em alimentos e suplementos também são importantes para a melhora das respostas imunes, por suas atividades antioxidantes e fotoprotetoras.

Não podemos esquecer do adequado consumo de água, pois a hidratação da pele se faz via oral, os produtos tópicos apenas mantêm na pele a água que entrou no organismo pela boca.
Pensando no viço da pele ao longo do verão, é importante manter uma dieta equilibrada, variada e o mais natural possível, com aporte adequado de proteínas magras ou vegetais como as leguminosas, carboidratos complexos, provenientes de frutas, vegetais folhosos, legumes, farelos dos cereais integrais e tubérculos. Além de gorduras boas como o azeite de oliva, os peixes de água fria e as nozes e castanhas.

Há alimentos que podem reforçar a proteção da pele contra os efeitos nocivos do sol. Entre os principais grupos de alimentos que conferem proteção extra, além do protetor solar de uso tópico, contra a radiação solar estão aqueles que são fontes de carotenoides, que são fontes de pigmentos que vão desde o verde, passando pelo amarelo e laranja, até os vermelhos e os que são fontes de polifenóis, principalmente os que têm tom vermelho escuro e arroxeados. Os carotenoides e o polifenóis tipo antocianidinas são importantes fotoprotetores orais, por seu tipo de atividade antioxidante.

Falando mais sobre alimentos, é importante incluir:

• Proteínas magras, carnes, ovos e laticínios, e proteínas vegetais como leguminosas, feijões, ervilhas, lentilhas e grão de bico, necessárias para a síntese de colágeno.

• Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina) principais fontes de vitamina C e importantes fontes de carotenoides.

• Peixes de água fria como salmão e sardinha, nozes e linhaça são fontes alimentares de ômega 3 que mantém perfil inflamatório da pele em equilíbrio.

Abóbora, cenoura, folhas verdes, tomate, mamão e especiarias como páprica e cúrcuma são fontes de carotenoides que oferecem fotoproteção a pele.

• Frutas vermelhas, uvas escuras e chocolate, com pelo menos 70% de cacau, são fontes de polifenóis antioxidantes e fotoprotetores.

Com isso, e claro, o uso de produtos que protegem a pele contra a radiação solar, é possível manter a estrutura da pele saudável também no verão.

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.