Receitas com as folhas de chás no preparo de pratos incríveis
Risotto de abóbora com carne seca e chá preto defumado Foto: divulgação

Já pensou em preparar pratos deliciosos com folhas de chá? A curadoria de chás, Chá Dō, preparou duas receitas exclusivas e assinadas para mostrar como o chá pode ser versátil.

Risotto de abóbora com carne seca e chá preto defumado

Ingredientes

140g de arroz arbóreo
200g de abóbora
12g de Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada
300g de carne seca
90g de manteiga
½ cebola média
2 copos (450ml) de caldo de legumes (sugestão: ½ cebola, 6 folhas de alho poró, 1 cenoura e 1 abobrinha)
100ml de vinho branco
90g de queijo parmesão
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo

Infusão de chá na manteiga

Em uma panela, coloque a manteiga e o chá preto defumado. Ligue o fogo alto até derreter a manteiga. Abaixe o fogo, deixe ligado por mais 3 minutos e desligue. Espere a manteiga esfriar por completo e coe o chá com a ajuda de uma peneira. Reserve a manteiga e as folhas de chá.

Caldo de legumes

Antes de tudo, coloque a cebola e as folhas de alho poró inteiras, junto com a cenoura e a abobrinha cortadas ao meio, em 3 litros de água no fogo alto. Então, deixe levantar fervura e diminua o fogo. Cozinhe por mais 10 minutos.

O caldo que sobrar pode ser congelado para ser utilizado em outras receitas.

Em seguida, corte a carne seca em tiras finas, coloque em uma panela com água e ferva por 10 minutos. Coe a água, repita este processo de 2 a 4 vezes para retirar o sal. Garanta que a carne fique realmente sem sal.

Se preferir, pode ser feito do modo tradicional, preservando mais o sabor da carne. Este processo leva cerca de 12 horas ou mais. Deve-se deixar a carne coberta com água fria, trocando a água a cada 4 horas.

Logo após, rale a abóbora e o queijo parmesão no ralo grosso e desfie a carne seca bem fininha.

Assim, em uma panela de pressão em fogo alto, coloque um fio de azeite e doure a abóbora até perceber que esteja sequinha.

Então, acrescente a carne seca, a cebola e a pimenta do reino e refogue bem.

Em seguida, adicione o arroz e o vinho branco e refogue até o vinho evaporar.

Acrescente o caldo de legumes e, se desejar, acrescente metade das folhas de chá que usou na infusão (fizemos desta forma).

Tampe a panela de pressão e cozinhe por 4 a 5 minutos após pegar pressão.

Libere rapidamente a pressão para abrir a panela, acrescente o queijo parmesão ralado e misture rapidamente.

Desligue o fogo e acrescente a manteiga infusionada com o chá preto defumado. Misture vigorosamente para trazer a cremosidade ao risotto. Ajuste o sal e a pimenta.

Receitas com as folhas de chás no preparo de pratos incríveis
Strogonoff de carne ou strogonoff vegetariano com chá preto
Foto: Divulgação
Ingredientes

300g de filé mignon (ou miolo de alcatra)
200g de cogumelo paris fresco
12g de Chá Preto Defumado Orgânico e Artesanal do Sítio Shimada
1/2 cebola pequena
200g creme de leite de caixinha

1 sachê de molho tomate
1 colher de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de molho inglês
50ml de conhaque para flambar
Leite (se necessário)
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Infusão de chá no creme de leite

Primeiramente, em uma panela, coloque o creme de leite e o Chá Preto Defumado (caso o seu creme de leite seja grosso, acrescente 50ml de leite).

Em seguida, ligue o fogo alto até levantar a fervura e, logo após, abaixe para o creme de leite não talhar. Continue mexendo por mais 15 minutos, desligue o fogo e espere esfriar.

Então, coe a mistura com a ajuda de uma peneira e reserve.

Logo após, corte a carne em tirinhas, transfira para um recipiente e mantenha em temperatura ambiente (a carne não pode estar gelada na hora de dourar). Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

Então, corte os cogumelos paris em 3 fatias cada e reserve (se preferir, você pode usar champignon em conserva, mas o resultado não será o mesmo).

Descasque e pique a cebola em pedaços finos.

Leve ao fogo alto uma panela média. Quando aquecer, regue com um fio generoso de azeite, acrescente a carne aos poucos e deixe dourar (se colocar toda a carne de uma vez, ela soltará o próprio líquido e irá cozinhar no vapor sem dourar).

Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para que a carne doure por igual. Coloque o conhaque e flambe a carne. Retire da panela e reserve.

Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais um fio de azeite. Adicione a cebola e refogue até murchar, por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela (os queimadinhos da carne são essenciais para dar sabor ao prato).

Acrescente o extrato de tomate e o ketchup e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês e junte os cogumelos. Misture delicadamente e espere o molho engrossar.

Adicione o creme de leite infusionado com o Chá Preto Defumado . Se achar que o molho precisa engrossar mais um pouco, misture e deixe cozinhar sempre em fogo baixo (para não talhar o creme de leite), mexendo às vezes.

Desligue o fogo, prove e acerte o sal e a pimenta. Sirva com arroz branco e batata palha.

Para uma opção vegetariana, é recomendado o uso de 400g de cogumelo paris fresco cortados em fatias e salteados em 30g de manteiga em fogo alto de 5 a 7 minutos, até ficarem dourados. Depois é só continuar os próximos passos e misturar ao molho, da mesma forma que faria com a carne.