Marca de doces portugueses, Portugo, chega ao Rio

Foi Ipanema o local escolhido para sediar a primeira filial da Portugo no Rio de Janeiro, aberta em maio. A marca de doces portugueses nascida em Brasília, onde tem duas lojas, é um empreendimento do casal Hugo Laurentino, português, e Mariana Marshall Parra, brasileira.

 

De férias na cidade no começo de 2021, Hugo e Mariana viram que um ponto na rua Aníbal de Mendonça estava disponível e que a metragem e a localização eram perfeitas para uma nova empreitada da Portugo fora de Brasília. “Quando descobrimos que o aluguel não era proibitivo como imaginávamos que seria, decidimos. Foi bem rápido. Nós dois somos apaixonados pelo Rio desde sempre. Nessa visita de janeiro, vimos muito pastel de nata à venda na zona sul e sempre pedimos para provar. Modéstia à parte, não experimentamos nenhum que chegasse perto do nosso em termos de sabor, textura, apresentação e qualidade. E eram todos muito mais caros! Vimos que havia espaço e tomamos a decisão de trazer a marca para cá”, conta Mariana.

A Portugo tem em comum com o Rio a simplicidade, o despojamento e a familiaridade do carioca com os doces portugueses. O projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Bloco foi fiel à identidade nascida em Brasília sem deixar de trazer inovações que são a cara do Rio, como as linhas curvas dos arcos, que remetem às paisagens sinuosas da cidade; o ladrilho azul do chão, que lembra o mar; e os rejuntes mais claros nos azulejos característicos, que têm o tom da areia.

Em Ipanema encontram-se produtos que já são hits no Cerrado, como o tradicional pastel de nata, a cestinha creme de amêndoas, o Portugônia (pastel de nata com doce de leite), o Chocotugo (pastel de nata com ganache de chocolate) e o pastel de Nutella; e como não poderia faltar, o toucinho do céu, vendido por fatia ou inteiro. Os salgados também têm vez, como o pastel de bacalhau e o bolinho de bacalhau. A marca fechou parceria com a carioca Fuzz Cafés Especiais.

“Trazemos para o Rio os atributos que fizeram da Portugo um sucesso em Brasília: qualidade da matéria-prima; rigor nos processos de produção; recusa em produzir congelados; e preços competitivos. Vimos muito pastel de nata à venda na cidade, mas quase sempre como uma sobremesa cara, produzida por fornecedor externo, feita para ser comida ali mesmo. Queremos mostrar que comer um pastel com cafezinho na mesa do restaurante ou com a barriga encostada no balcão pode ser uma delícia, mas que melhor ainda é levar uma caixa pra casa, trabalho ou evento e fazer a alegria da família, dos colegas e amigos. Só não vale aglomerar!”, diz Hugo.

A Portugo chegou para popularizar a doçaria portuguesa e fazer do pastel de nata um doce para toda hora, para todo mundo, em todo lugar. Para isso, a ideia é abrir mais lojas no Rio e também em outros pontos do Brasil.

Serviço:

Portugo
Rua Aníbal de Mendonça nº 55, loja E – Ipanema
Rio de Janeiro/RJ

 

Fonte: assessoria de imprensa