Do Doce ao Salgado: descubra curiosidades no Dia do Biscoito (20.07)
Foto: Freepik
Salgado, doce, feito em casa, industrializado, não importa. Biscoito ou Bolacha é tão gostoso que tem data para comemorar: 20 de julho.
De acordo com a ABIMAPI, a industrialização do setor no Brasil ganhou força no século XX, com o surgimento das grandes indústrias. Atualmente, o país é um dos maiores produtores mundiais de biscoitos; em 2024 produziu 1,6 milhão de toneladas e movimentou 33,7 bilhões de reais no mercado interno.
Mas afinal, todo biscoito é saudável?

Biscoito Integral

Dra Marcella Garcez, médica nutróloga, comenta que, apesar de serem integrais, contêm açúcares, gordura, aditivos químicos. Além disso, na grande maioria dos produtos, a farinha de trigo aparece antes da farinha de trigo integral na lista de ingredientes. Portanto, não são 100% integrais e ainda contam com a presença de açúcares adicionados e emulsificantes. Isto favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, se consumidos com frequência.

Biscoito Recheado

O estudo do International Journal of Environmental Research and Public Health apontou que o biscoito recheado está entre os alimentos mais prejudiciais à saúde. O estudo, que teve a participação da USP, UERJ e de uma universidade dinamarquesa, avaliou que o consumo de 115 gramas do produto podem reduzir em média 39 minutos de vida saudável.

Biscoito mais bem classificado

O Taste Atlas, enciclopédia global de sabores que elege pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos, apontou o Cachafaz Alfajor de Chocolate Negro o biscoito mais bem classificado do mundo.

Cachafaz Alfajor de Chocolate Negro

Iguaria argentina luxuosa que combina a riqueza do tradicional doce de leite com o sabor intenso do chocolate preto. Este alfajor é composto por duas camadas de biscoito macio e delicado que envolvem um recheio rico e cremoso de doce de leite, tudo coberto com uma camada suave de chocolate preto.

Foto: Taste Atlas

 

No ano passado, o biscoito de polvilho , obteve a 35ª posição. Popular em todo o Brasil, esta iguaria é originária de Minas Gerais e tem como principal ingrediente o polvilho, um amido extraído da mandioca.

Armazenamento

Foto: Freepik

 

O armazenamento é o segredo para conservar a crocância da iguaria. Assim, a dica é guardar os biscoitos em potes de vidro bem fechados.