Na hora de fazer uma receita com bacalhau é preciso escolher o pescado certo entre os tipos que são encontrados no mercado. O peixe costuma ser um clássico nas ceias de Natal e Ano Novo de muitas famílias, e as dúvidas em torno desse peixe de águas geladas são muitas. O Conselho Norueguês da Pesca (CNP), mostra como escolher o autêntico Bacalhau da Noruega, além de indicar receitas que dão água na boca.

Para ter certeza que está levando o produto certo para casa, é preciso saber diferenciar todos os tipos de bacalhau. Algumas dicas:

  • o peixe, originário das águas frias e límpidas do mar da Noruega, é chamado de Gadus morhua. Não confundir com o Gadus macrocephalus
  • existem também outras espécies da mesma família, também pescados da Noruega, que são denominadas peixe tipo bacalhau, como o Zarbo, o Ling e o Saithe, muito comum nos mercados
  • é muito importante analisar a cor do peixe, porque isso mostra a qualidade do produto. A coloração varia de acordo com o tipo de bacalhau e a cor branca não significa um produto melhor.
  • se certificar de que o bacalhau está seco, sem nenhuma parte visivelmente úmida e descolorida, é outro passo importante. Para obter o sabor clássico do bacalhau é importante que ele seja seco e salgado, pois isso garante a qualidade premium do autêntico Bacalhau da Noruega.

Para sair do clássico bacalhau com batatas e inovar nas festas de final de ano, o Conselho Norueguês da Pesca selecionou receitas saborosas, com ingredientes clássicos da culinária brasileira, para agradar aos paladares mais exigentes.

Clique no link para ver a receita.

Torta de Bacalhau da Noruega

 

Bacalhau da Noruega grelhado com mandioquinha e cebolada de laranja