Dia do Chá: nutricionista explica os benefícios da bebida para o organismo

21 de maio é comemorado o Dia Internacional do Chá. A data, instituída pela FAO (Food and Agriculture Organization), em 2019, reforça o convite para o consumo desta bebida — considerada a mais popular do mundo, atrás apenas da água.


Assim, para desmistificar algumas questões relacionadas ao consumo das infusões, a Leão Alimentos e Bebidas conversou com Rodrigo Moreira, nutricionista especialista em chás. Segundo o profissional, existem estudos dos quais afirmam que as infusões estimulam desde a produção de leite até outros benefícios ao corpo. Confira a entrevista abaixo:

Bebês podem tomar chás?

Sim, mas só acima de seis meses de vida. Antes dessa idade, a alimentação deve ser constituída exclusivamente de leite materno ou da fórmula recomendada pelo pediatra. Mas depois disso, a bebida é oportuna para toda a família.

Tudo bem adoçar o chá das crianças?

Antes do primeiro ano de vida, é proibido adoçar qualquer tipo de alimento e bebida para as crianças. Depois dessa fase, tente minimizar o consumo. Então, sempre que possível evite adoçar chás com açúcar — caso faça questão, opte por opções mais saudáveis, como o stevia.


As crianças podem tomar qualquer chá?

Existem muitas ervas com diferentes efeitos. Então, é preciso saber, quais delas são seguras e eficientes para a criança. Existem chás, por exemplo, que ajudam com cólicas e diarreias. Dentre eles estão aqueles preparados com erva doce, erva cidreira, alcaçuz, funcho e camomila.
Uma alternativa boa para as crianças são os Chás Leãozinho. Com três opções, nos sabores Morango & Maracujá, Amora & Framboesa e Laranja Cor de Rosa, a linha foi desenvolvida a partir de ingredientes sem cafeína, açúcar e sódio. Os chás são opções de bebidas saudáveis para as crianças durante a rotina diária e atendem os gostos de toda a família.


Durante a amamentação, mães podem consumir chás?

Sim. Alguns chás inclusive têm propriedades que proporcionam o aumento da produção de leite materno em até 80% sem nenhum efeito adverso. A combinação de algumas ervas, se mostrou segura e eficiente para aumentar a produção de leite materno, como: urtiga, melissa, cominho, anis, erva-doce e capim-limão.


De modo geral, quais os benefícios terapêuticos dos chás e infusões?

Os benefícios são diversos para a saúde, como a possível redução na glicemia em diabéticos, do colesterol em hipercolesterolêmicos, da pressão arterial em hipertensos, além do efeito antibactericida, antifúngico e antiviral de forma geral.


Há diferença entre os produtos?

Sim, cada produto tem um tipo de erva ou de combinação delas. Possuindo propriedades nutricionais e gosto diferentes.


Portfólio com opções para a família
A busca por um estilo de vida mais saudável é também uma tendência entre os consumidores. A Leão abraçou a responsabilidade de atender a todos os públicos. Seja com produções de infusão, a granel, solúvel ou cápsulas, para consumo quente ou frio, para relaxar ou criar um hábito mais saudável, a empresa contempla todos os arquétipos de consumidores.


“O brasileiro, cada vez mais, busca por produtos que atendam a aspectos de saudabilidade, que aliam bem-estar, saúde e que não tenham restrição. Foi pensando nisso que olhamos para as mães, pais e cuidadores, e criamos a Linha Leãozinho. As opções atendem aos gostos dos pequenos ao mesmo tempo que oferece uma bebida com aspectos naturais”, comenta Flavio Andrade, Gerente de Trade & Marketing da Leão Alimentos e Bebidas.


Com sabores frutados, a linha Leãozinho foi lançada em 2021 e desenvolvida a partir de ingredientes sem cafeína, açúcar e sódio. O produto pode ser encontrado em três versões: Morango & Maracujá, Amora & Framboesa e Laranja Cor de Rosa.

Fonte: assessoria de imprensa