Chás são todos iguais? Conheça as diferenças entre os orgânicos e funcionais

Quem nunca sentou com uma pessoa querida para bater um papo e tomar uma xícara de chá? Afinal, sejam histórias contemporâneas ou arcaicas, é comum encontrar momentos em que a bebida esteja presente. Versátil, a bebida pode ser utilizada em diversos contextos e com finalidades específicas; desde um simples café da tarde até para o tratamento de algumas doenças e sintomas. No entanto, a maioria das pessoas a consomem apenas pelo sabor, desconhecendo os benefícios a saúde e as diferenças entre os tipos de chás, como os orgânicos e funcionais.


Pensando nisso, a Campo Largo, que possui um portfólio com opções de chás orgânicos e funcionais, traz um guia explicativo sobre as principais diferenças entre as bebidas e quando consumir cada uma delas. Confira a seguir!

Chás Orgânicos

A principal diferença do chá orgânico para o funcional é sua produção sustentável. Assim, como o próprio nome sugere, e seguindo o padrão de todo produto orgânico, é a composição sem produtos de síntese química, como adubos químicos, herbicidas e inseticidas. O cultivo destes é baseado em princípios antigos, seguindo os mesmos padrões de milhares de anos.

Por não conter produtos de síntese química, essas bebidas também podem favorecer a saúde, atuando na redução de inchaços, na melhora da digestão, da saúde da pele, aliviando cólica, prevenindo náuseas e até contribuindo para a longevidade.

Produtos ecofriendly estão cada vez mais em alta e com o chá não é diferente. Então, na hora de comprar as pessoas estão optando por produtos orgânicos, mesmo que na maioria das vezes esses sejam os mais caros. Desse modo, entre os chás orgânicos mais comuns estão: Matcha orgânico, Chá verde ecológico, Chai orgânico, Chá preto orgânico, Chá branco orgânico, e o Chá oolong orgânico.


Chás Funcionais

Estes são os chás que são produzidos com ingredientes que possuem propriedades antioxidantes, calmantes, anti-inflamatórias, energéticas, cicatrizantes, e que previnam doenças.

Os chás funcionais que são provenientes desses ingredientes em questões podem auxiliar a perda de peso, a desintoxicação do organismo, aceleração do metabolismo. Além disso, a prevenção e tratamento de enxaqueca, combate ao estresse e a insônia, entre outros.

Diferente dos chás orgânicos, podemos encontrar os funcionais por preços mais acessíveis. Alguns exemplos dos mais conhecidos são: chá verde, chá de gengibre, chá de hibisco, chá preto, chá branco, chá mate, chá de maracujá, chá de camomila, chá de valeriana, chá de hortelã, chá de laranjeira, chá de erva-doce, chá de cavalinha, chá de arruda e chá de aroeira.

Fonte: assessoria de imprensa