dicas para fazer a massa, usar caldas e coberturas nos seus bolos

Resistir a um pedaço de bolo é uma tarefa difícil, ainda mais quando a massa está fofinha e molhadinha e recebe uma cobertura cremosa e saborosa. Mas para chegar ao ponto perfeito, em que todos os sabores e texturas harmonizam na medida certa, são necessários alguns cuidados. Especialista no assunto, Finna, marca de farinhas e misturas para bolo, ensina como fazer o bolo perfeito, com dicas fundamentais para fazer a massa e incluir a calda e a cobertura. Confira:

Massa do bolo

Todos os ingredientes da massa devem estar em temperatura ambiente. Além disso, é essencial que você pese todos os itens para obter uma receita precisa. Ao misturar, opte por bater a massa na mão, delicadamente, em movimentos circulares de baixo para cima. Assim, é possível manter as bolhas de ar na massa para um bolo aerado. Enquanto isso, preaqueça o forno por, pelo menos, 5 minutos antes de colocar a massa para cozinhar. E nada de abri-la antes da hora, pois seu bolo pode afundar e ficar solado. 

Caldas

As caldas, além do sabor, têm a funcionalidade de evitar que o bolo fique seco ou que resseque conforme os dias passem. Por isso, é essencial que você invista em caldas para regar a sua massa. Os sabores podem ser diversos, como chocolate, guaraná, laranja, limão, rum, maracujá, açúcar, entre tantas outras. O importante é não exagerar na quantidade para sua massa não ficar encharcada e virar um bolo gelado. Então, o ideal é regar o suficiente para que fique apenas úmida. Outra dica é realizar esse processo com o bolo e a calda em temperatura ambiente, depois de desenformar a massa e fazer furinhos com um garfo para melhor aderência.

Coberturas

Existem diversas coberturas para bolos, das mais simples às mais complexas. As pastas americanas, por exemplo, são utilizadas para decoração, pois são fáceis de moldar, assim como a Marzipan, que possui um toque delicioso de amêndoas.

Já a massa de Fondant é uma mistura líquida de açúcar, que endurece conforme aplicada. É indicada para receitas que não precisem de muita refrigeração, diferente do Glacê real, que é usada para o acabamento da decoração de bolos, que ficam expostos por mais tempo.

Outra opção é a Buttercream, um creme de manteiga, com apenas três ingredientes, perfeitos para coberturas de cupcake. Coberturas de merengue, Marshmellow e Chantili também são utilizados, ficando uma delícia, pois têm base de açúcar.

ganache é uma das coberturas clássicas mais adoradas. Além disso, seu modo de preparo só leva dois ingredientes: chocolate e creme de leite. Sua textura é bem cremosa, mas se você preferir, pode fazer uma calda de chocolate mais durinha. Para isso, é necessário fazer uma calda à base de açúcar, chocolate em pó, margarina e leite. Outra alternativa é o brigadeiro, que também pode ser cremoso ou mais denso, com a possibilidade de sabores, como brigadeiro branco, doce de leite, leite ninho, coco, entre outros.

Na confeitaria, existem diversas opções para experimentar. Então, que tal colocar a mão na massa a aproveitar as dicas?

 

Fonte: assessoria de imprensa