O Wine Weekend São Paulo Festival aquece tradicionalmente o inverno dos paulistanos ao oferecer o contato com a cultura enológica e a possibilidade da compra de vinhos diretamente dos produtores e importadores. Os apreciadores da bebida poderão renovar suas adegas com ofertas e aumentar o conhecimento sobre “a mais culta de todas as bebidas”, segundo o escritor Ernest Hemingway.

Este ano, o evento acontece entre os dias 27 e 30 de junho (quinta a domingo) no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, espaço que já vale a visita como referência da ousada arquitetura de Oscar Niemeyer e do paisagismo de Burle Marx. Nesse ambiente esfuziante de arte e beleza estarão expostos mais de 2 mil rótulos de todas as regiões produtoras, incluindo as diversas áreas brasileiras em que a videira floresce, mas também de países europeus tradicionalmente vinícolas, como França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, e também do chamado Novo Mundo, caso de África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Chile, Argentina e Uruguai, entre outros.

 

Eventos paralelos 

Com o objetivo de oferecer uma orientação independente e segura de compra aos visitantes, o Wine Weekend realiza anualmente uma competição entre os vinhos à venda.

No concurso “The Best of Wine Weekend” especialistas de experiência e renome internacional, enólogos, enófilos e sommeliers, além de críticos de vinhos, elegem os melhores produtos expostos e os premiam com medalhas de Grande Ouro, Ouro e Prata.

Essa eleição é feita em uma degustação às cegas, em que os provadores não vêem o que estão experimentando e suas notas refletem exclusivamente a apreciação sensorial de cada vinho. Apenas 30% dos vinhos inscritos recebem medalhas, pelo regulamento do certame.

Além da divulgação pela feira dos resultados do “The Best”, cartazes e medalhas são apresentados nas vitrines daqueles estandes que tiveram vinhos premiados, servindo como uma referência de qualidade ao consumidor.

O projeto Rolha Verde também é foco de atenção durante o evento. A iniciativa visa incentivar o uso das embalagens recicláveis, caso da cortiça das rolhas, e promover maior conscientização acerca das emissões de COe dos princípios de sustentabilidade nas atividades produtivas.

Neste ano o sommelier e artesão Francisco Canindé estará demonstrando o uso de rolhas recicladas para a construção de objetos de grande apelo estético, como adegas, luminárias, porta-retratos e outros. Canindé vai ministrar um workshop sobre o uso da cortiça aos interessados que se inscreverem.

 

Homenagem à Espanha 

Como em todos os anos, um país de larga tradição na produção de vinhos é escolhido pelos organizadores para ser homenageado no evento. Nesta edição, o Wine Weekend traz a Espanha para o centro das atenções.

Através de um acordo de cooperação cultural com a Câmara Espanhola no Brasil, haverá a apresentação de palestras, música espanhola ao vivo, shows de dança flamenga, exposição de artes plásticas espanholas relacionadas à cultura da boa mesa; Museu do Vinho, com peças que traçam a história da produção vinícola etc.

Além disso, haverá palestras com diversos temas relacionados ao vinho e à gastronomia, experiências de degustação técnica e avaliação sensorial de vinhos.

Também para os pequenos há atividades previstas, em um Espaço Infantil com ações recreativas e brincadeiras.

 

Ingressos

O ingresso ao Wine Weekend São Paulo Festival custa R$ 95,00 e inclui uma taça de degustação, a ser retirada no local.

Palestras e workshops são adquiridos à parte. Visitantes com mais de 65 anos de idade pagam meia no ingresso e nas palestras. A presença de menores de idade só é permitida com a presença de pais e/ou responsáveis legais no local.

 

Fonte: assessoria de imprensa