Garantir a aprovação de uma rotulagem nutricional clara, tornando-a mais informativa e didática para o consumidor. É este o objetivo da coalizão Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável com uma ação que será realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 3 de dezembro.

A partir do começo da noite serão exibidas projeções no Edifício Anchieta, que fica entre a  Avenida Paulista e a Rua da Consolação, que pedem ao público para que “quando abrir a boca não feche os olhos”, mote da campanha que reforça o direito de toda a população saber o que está consumindo e a importância da rotulagem adequada na garantia deste direito.

A ação foi marcada para a última semana da consulta pública da Anvisa  (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sobre rotulagem nutricional de alimentos e convida a população a participar até o dia 9 de dezembro.

A rotulagem nutricional defendida pela Aliança foi proposta pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em 2017, em parceria com especialistas em design da informação da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A proposta traz um triângulo preto na parte da frente das embalagens e alerta para a presença em excesso de açúcar, sódio e gorduras saturadas.

Anvisa abre consulta pública sobre Rotulagem Nutricional. Toda a população pode participar.

O modelo de alertas dos triângulos foi inspirado na experiência do Chile que desde 2016 adota octógonos pretos na parte da frente das embalagens de produtos com excesso de nutrientes prejudiciais à saúde. Lá, as advertências nas embalagens dos alimentos ajudaram a reduzir o consumo de produtos não saudáveis, além de serem facilmente compreendidas por diversos grupos, incluindo os mais jovens.

A proposta apresentada pela Anvisa em sua consulta pública traz uma lupa que indica, em uma única imagem, a presença dos nutrientes críticos. Para o Idec, o modelo não passa a ideia de advertência e diminui o poder da informação, uma vez que, independente do número de nutrientes críticos presentes no produto, somente um selo é inserido.

“É importante enfatizar que todas as evidências comprovam a percepção dos consumidores de que os triângulos são mais eficazes do que outros modelos, incluindo a lupa. Esperamos que Anvisa se mantenha firme em relação às evidências e considere a percepção dos consumidores”, destaca a nutricionista e coordenadora do programa de alimentos do Idec,  Ana Paula Bortoletto.

 

Serviço

Endereço: Edifício Anchieta – Av. Paulista, 2584 (esquina entre a Avenida Paulista, Rua da Consolação e Avenida Angélica).
Horário: 19 às 0h.

 

Fonte: assessoria de imprensa

Leia também:

Artigo: Você entende o que come? *Por Délis Wolter Hansen

Anvisa anuncia proposta de nova rotulagem nutricional frontal de alimentos