Senac RJ ensina como elaborar uma mesa junina em casa
Senac RJ ensina como elaborar uma mesa junina em casa

A decoração alegre e colorida, as comidas irresistíveis, as músicas e danças típicas das festas juninas não precisam ser deixadas de lado, mesmo em tempos de distanciamento social. É possível trazer para dentro de casa toda a alegria dos festejos lançando mão de itens de decoração já disponíveis, sempre mantendo o clima alegre e descontraído que a ocasião pede.

A instrutora do novo curso de Decoração para Mesa Posta do Senac RJ, Rosely Mello, explica que o ideal é reaproveitar e dar novas funções aos objetos simples que temos em casa. “Basta ter criatividade e usar um mix de cores, materiais e texturas. O conceito de festa junina se cria com muitas cores, estampas floridas e xadrez. Objetos como peças em palha, peneiras, chapéus, cestos, cachepots e peças de madeira, cerâmica ou barro, dão o toque rústico no estilo da festa e podem ser usados também para compor a mesa com flores e para servir comidinhas de uma forma descontraída.”

Tecidos com padronagem xadrez, com estampas florais ou chita podem servir como toalha de mesa, jogo americano ou passadeiras. A juta também é uma opção de decoração barata. Guardanapos podem ser dobrados em formato de “bandeirinha” ou “balões”. Rosely explica ainda que “outra sugestão é colocar retalhos como forro de travessas ou bandejas. O tecido pode ser substituído por recortes de jornal, de revistas ou até mesmo por um desenho das crianças, sempre coberto com plástico branco transparente, podendo, inclusive, ser cortado no formato de bandeirinhas juninas. “Torinhas” em madeira e tábuas de madeira para frios podem servir como bandeja para dispor doces, bebidas e afins.”

Plantas também conferem um toque de natureza à mesa posta junina. Podem ser cactos, suculentas, girassóis e flores do campo utilizadas em vasos de barro ou em qualquer cachepot rústico (madeira, corda, palha), vidros com pequenos arranjos ou soltos à mesa, sempre usados em alturas diferentes, conferindo movimento e harmonia para a mesa. “Velas e incensos ajudam a criar um clima aconchegante e remetem ao calor das fogueiras”, finaliza Rosely.

Já a instrutora nos cursos do segmento de Confeitaria do Senac RJ, Laís Almeida, destaca as delícias típicas que não podem faltar em uma festa junina: pamonha de milho salgada, milho em espiga, salsichão e pipoca como comidas salgadas e, na parte dos doces, maçã do amor, pé de moleque, bolo de tapioca, bolo de milho e canjica.

Laís explica ainda que a apresentação dos preparos é um ponto que não deve ser esquecido na hora de levar os pratos à mesa. “A apresentação é primordial para um bom prato, seja ele doce ou salgado, pois é ela que faz com que as pessoas tenham o desejo de provar a comida, logo em seguida vem o sabor e aí o conjunto forma a sensação maravilhosa que é degustar uma comida bem feita e bem apresentada. A louça utilizada e a decoração são os diferenciais para criar todo o clima.”

O curso Decoração para Mesa Posta tem como objetivo apresentar como compor uma mesa decorada, com seus utensílios e ornamentos. A montagem da decoração de mesas para datas festivas e eventos requer conhecimento para uma composição que alie estética e funcionalidade, sem deixar de lado o conforto dos convidados.

Ao longo do curso os alunos aprendem técnicas que incluem desde a pesquisa de inspirações e tendências deste nicho de decoração, até a utilização de itens pouco usuais para a composição da mesa posta, com ênfase na criatividade, usabilidade e harmonia.

O curso tem opções de turmas em Niterói, com início em 3 de julho e 9 de agosto, em Botafogo, a partir de 14 de agosto, em Teresópolis, começando no dia 7 de agosto, e em Cabo Frio, no dia 5 de outubro. Para mais informações, acesse: http://www.rj.senac.br.

Fonte: assessoria de imprensa