Segredos da Cozinha: Dicas Práticas para Aproveitar Melhor Seus Alimentos
Foto: Freepik
Muitas pessoas têm dúvidas na hora de preparar a refeição em casa. seja com alimentos fritos, cozidos ou no forno. Então, Comida na Mesa reuniu algumas informações para deixar seu prato mais gosto e saudável.

Devemos lavar o arroz antes de cozinhar?

Depende. Se você deseja um arroz mais soltinho, indica-se lavar os grãos antes de levar ao fogo. Porém, para um arroz mais cremoso, o ideal é não lavar antes de cozinhar, para não retirar o amido.

 

O que não podemos preparar na airfryer?

Não devemos preparar vegetais de folhas verdes como espinafre, acelga e couve porque eles não aquecem de forma igual. O mais indicado são os vegetais de textura mais firmes, como brócolis, abobrinha, cenoura e batata-doce. Já que eles conseguem assar e dourar uniformemente.
Também não coloque ovos com casca diretamente na Airfryer.

 

Qual o ponto do cozimento do macarrão?

O jeito mais saudável de cozinhar a massa é deixá-la al dente. Nesse ponto, o organismo não absorve totalmente o amido. Assim, a digestão fica mais lenta e a sensação de saciedade dura mais tempo. Afinal, quando a massa é muito cozida, o amido possibilita o aumento do índice glicêmico. Então, além do sabor, o al dente também traz benefícios à saúde.

 

Quais alimentos não podem ir ao freezer?

Não recomenda-se congelar alimentos com alto teor de água, como repolho, escarola, agrião e alface, já que eles ficam murchos após o descongelamento. Também não indica-se congelar ovos cozidos ou omeletes, pois tendem a ficar borrachudos. No caso dos queijos, o congelamento pode alterar a estrutura e talhar.

 

Como eliminar a “baba” do quiabo?

Para eliminar a “baba” do quiabo, lave bem o vegetal, deixe-o de molho em uma mistura de água com suco de limão e, em seguida, cozinhe por cerca de 30 minutos.

 

Devemos lavar carnes?

Não é necessário lavar carnes antes de prepará-las. Afinal, a temperatura do cozimento é quem tem a função de eliminar os possíveis microrganismos presentes.

 

Por que deixar o feijão de molho?

Como o feijão tem fitatos e taninos que reduzem a absorção de nutrientes e dificultam a digestão, devemos deixar o feijão de molho. Assim, usar a técnica do “remolho” ajuda a reduzir essas substâncias e melhora a absorção de proteínas, vitaminas e minerais. Aconselhável, fazer em até três trocas de água em 24 horas, para beneficiar a digestão.