Se você consome estes 5 alimentos em excesso pode estar com a saúde debilitada

Existem vários alimentos que podem ter impactos negativos na saúde. Nesse sentido, a ação deles no organismo é muito diversa, e pode afetar o bom funcionamento de diversas estruturas. Assim, confira alguns  alimentos que podem ser prejudiciais à saúde quando consumidos em excesso:

Alimentos processados

Por serem ricos em gorduras trans e saturadas, os alimentos ultraprocessados favorecem o aumento do perfil inflamatório e dos níveis de colesterol. Assim, consequentemente, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Como são ricos em sódio, para realçar o sabor,  o uso excessivo de cloreto de sódio é o principal fator alimentar que aumenta a prevalência de hipertensão arterial, além de ser ruim para a saúde das veias.

Açúcar refinado

Obesidade e diabetes são dois dos problemas metabólicos que surgem por consequência de alimentação rica em açúcar, principalmente de doces. O carboidrato em excesso também pode favorecer o surgimento de câncer. Refrigerantes e sucos industrializados possuem grandes quantidades de açúcar na composição. Além disso, conservantes, corantes e acidulantes que não têm fácil absorção pelo organismo e podem contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças, além da diabetes.

Carnes processadas

As carnes processadas e aquelas com maior teor de gordura, como bacon, toucinho, salsicha, linguiça e salame, são as mais prejudiciais à saúde e devem ter seu consumo restrito. Salsichas, bacon e outros produtos processados podem aumentar o risco de doenças cardíacas e câncer.

Fast Food

Alimentos fast food muitas vezes contêm gorduras trans e saturadas em quantidades prejudiciais, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Sal em excesso

O consumo excessivo de sal na alimentação é uma preocupação, pois pode estar associado a vários problemas de saúde. O alto uso do sal está relacionado ao aumento de doenças cardiovasculares e à hipertensão arterial, uma das principais causadoras da doença renal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos limitem a ingestão de sal a menos de 5 gramas por dia, o que equivale a aproximadamente uma colher de chá.