Sabores do futuro: tendências de panificação e confeitaria que você precisa conhecer

A indústria da panificação, confeitaria e chocolate é um mundo em constante evolução, no qual todos os dias as empresas procuram novas formas de surpreender os amantes da gastronomia. Neste universo, os desejos e preferências dos consumidores assumem um papel fundamental, impulsionando a inovação e a criatividade dos padeiros e confeiteiros. É pensando nisso que a Puratos apresenta três novas tendências mapeadas pela pesquisa Taste Tomorrow, o maior estudo do setor de alimentos.

As tendências emergentes refletem um foco crescente na sustentabilidade e na saúde. Com um misto de tradição e vanguarda, a panificação e confeitaria do futuro começa a encher-se de sabores intrépidos e de uma criatividade inesgotável, e cada garfada é uma experiência única e memorável para deliciar os nossos sentidos.

Sabor tradicional com um twist 

Em um mundo na qual a transformação é contínua, os clientes muitas vezes buscam suas raízes no que é familiar, procurando refeições que evocam sentimentos de calor e conforto. O Taste Tomorrow 2023 mapeou que 70% dos consumidores latino-americanos gostariam de experimentar sabores de outras partes do mundo. Mas em especial, 75% dos consumidores brasileiros têm o costume de presentear a si mesmo e sua família com doces e sobremesas, o que os estimula a levar os novos sabores para casa. Assim, procuram combinações que proporcionem sabores e texturas únicas, que se traduzam numa experiência gastronômica diferenciada.

Sabores com experiências únicas 

Quando falamos em Fermentação Natural, de acordo com o estudo Taste Tomorrow 2023, podemos saber de sua crescente importância entre os latino-americanos, pois apresenta um aumento na percepção do sabor de 49% em 2021 para 2023 com 63%. Portanto, agora é a hora de apostar neste fermento natural, pois é surpreendente que o consumidor associe esta massa a um estilo de vida saudável.

O pão de fermentação natural traz tudo: artesanato, saúde e muito sabor. É graças a esses benefícios que os consumidores continuam buscando incorporar fermento além do pão, como bolos, pizzas, biscoitos, etc. A razão pela qual essa tendência continua e continua a crescer é que ela apóia muitas tendências subjacentes, como a preferência por alimentos fermentados.


Alguns dos alimentos fermentados mais populares que o Taste Tomorrow detectou, e espera-se que sejam uma tendência, são a kombucha, uma bebida fermentada levemente carbonatada produzida através da fermentação de chá adoçado por uma simbiose de bactérias e leveduras, e o kimchi, um vegetal fermentado. preparação à base de couve chinesa e rabanetes, que é temperada com uma pasta de malagueta, alho, gengibre, sal e outros ingredientes. Receitas como pão de kombucha e torradas de kimchi vieram para ficar e ajudar as pessoas a expandir gradualmente seus perfis de sabor que certos alimentos podem oferecer.

O sabor apara além do espaço físico 

As redes sociais ocupam um papel muito importante na tomada de decisão dos consumidores. O público procura experimentar pelas lentes dos outros quais são as melhores combinações de sabores que se traduzem numa experiência gastronômica única. Em especial, 70% dos consumidores brasileiros gostam de buscar inspiração para decidir o que vão pedir através das redes sociais das lojas. Atrelado a isso, 68% dos consumidores brasileiros acreditam que compartilhar experiências gastronômicas on-line os ajudam a se conectar com pessoas que pensam da mesma forma.
Pratos bem apresentados também são considerados uma demonstração da habilidade e artesanato de quem os cria. De acordo com o estudo Taste Tomorrow, 75% dos consumidores brasileiros acreditam que comidas com boa aparência também são saborosas.

Fonte: assessoria de imprensa