O casal de chefs Celia Miranda Mattos e Gustavo Dalla Colletta Mattos uniu suas colheres há quatorze anos e, há oito, emprestam o simpático sotaque brasileiro à gastronomia francesa. Ela, professora de inglês, e ele, publicitário, se formaram na conceituada escola Cordon Bleu e foram reconhecidos pelo seleto grupo de 300 membros da Académie Culinaire de France. Os chefs são dois dos cinco brasileiros que integram o grupo e Celia é a primeira mulher do país a conquistar a vaga. Hoje, fazem de seu aconchegante apartamento no chic 15ème arrondissement, em Paris, um ponto de encontro da boa mesa. Com vista eterna para a Torre Eiffel, o restaurante, sem nenhuma cara de restaurante, foi concebido para ser uma extensão da casa de seus frequentadores. Conceito explícito até no nome: Chez Nous Chez Vous (“minha casa, sua casa”). “Decidimos comprar este apartamento em 2006, pois achamos que pagar aluguel era um desperdício. Então, saímos à procura de um lugar que fosse legal e que mantivesse um charme com nosso jeito. Encontramos este lugar e nos apaixonamos de cara. Amor à primeira vista”, conta Celinha.

Veja a receita da sobremesa francesa Clafoutis de amora

Ingredientes

8 ovos inteiros
200 g de açúcar
200 ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de cachaça

Amoras (silvestres, se houver) em quantidade suficiente para forrar o fundo da forma que você for usar.

Preparo
Junte os ovos e o açúcar. Mexa bem e rapidamente com a ajuda de um fouet. Quando o açúcar estiver completamente incorporado, acrescente o creme de leite e mexa novamente. Coloque então a farinha de trigo e misture bem.

Por fim, acrescente a baunilha e a cachaça. Em uma travessa que possa ir ao forno, coloque todas as amoras no fundo, espalhe a mistura por cima e leve ao forno em temperatura média, a 200°C aproximadamente, por cerca de uma hora.

Para saber se já está bom, espete um garfo bem no centro da sobremesa. Se ele sair limpo, já está pronta.

Rende 8 porções