Receita de camarões
Camarões Sincronizados

Luiz Sérgio Araújo de Andrade Viana, consultor da Sabor das Índias, dá o passo a passo desta receita deliciosa. Então, confira como preparar Camarões Sincronizados.

Ingredientes
10 camarões
2 bananas-da-terra
1 colher (sopa) de manteiga de garrafa
4 colheres (sopa) de cream cheese
30g de gorgonzola
10 castanhas de caju
1/2 limão siciliano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de geleia de pimenta
10g de brotinhos de coentro e beterraba

Preparo
Purê de banana-da-terra: Antes de tudo, em uma panela com água fervendo, adicione as 2 bananas, com casca e cortadas na metade. Então, cozinhe até a casca começar a abrir. Despeje a água, retire a casca e machuque as bananas, pode ser com um garfo ou se preferir um acabamento mais fluído, pode passar no mixer ou liquidificador. Em seguida, adicione a manteiga de garrafa, sal, pimenta-do-reino moída na hora e está pronto!


Creme de queijo: adicione 4 colheres (sopa) de cream cheese e um pequeno pedaço de gorgonzola, mais ou menos 30g, em um bowl. Em seguida, leve ao micro-ondas até derreter. Misture bem com uma colher.


Farofa de castanha de caju: Primeiramente, quebre as castanhas de caju com ajuda de um pilão, leve a uma frigideira em fogo baixo e torre. Então, mexa sempre até que fiquem moreninhas (mais ou menos 5 minutos).


Camarões: tempere os camarões com sal, pimenta-do-reino e suco de meio limão siciliano. Leve a uma frigideira bem quente, com um fio de azeite. Grelhe os dois lados, até que fiquem bem laranjinhas (mais ou menos 1 minuto de cada lado).

Montagem
Prepare uma cama com o purê de banana-da-terra, adicione em uma das laterais da cama e em sequência o creme de queijo e a geleia de pimenta, sempre um elemento tocando o outro. No lado oposto da cama, adicione a farofa de castanha (é importante que seja no lado oposto para que a umidade da geleia não comprometa a textura da farofa).

Adicione os camarões em sequência sobre o purê de banana, alternando em alguns milímetros a posição do rabinho, até que complete um “giro” de 270º da posição inicial. Finalize com os brotinhos sob a geleia de pimenta.

Para degustar, com um garfo, alcance em sequência todos os elementos e prepare-se para uma explosão de sensações com contrastes de sabor e texturas: crocância, cremosidade, umidade, sal, dulçor, picância e frescor!