bebidas ideais para desinchar e melhorar o sistema digestivo pós-festas

Diferentemente das tradicionais comemorações de fim de ano com a casa cheia, as famílias tiveram que adaptar as celebrações com um número reduzido de pessoas. Entretanto, manter o controle e não descontar na comida pode ser um desafio. Desse modo, Viviane Pereira, nutricionista do Mundo Verde, elege cinco tipos de bebidas que ajudam a desinchar.

Manter-se bem hidratado é um dos primeiros passos a ser considerado quando se busca a desintoxicação após uma sequência de exageros. Assim, para reduzir o inchaço, o ideal é priorizar alimentos que agem como diuréticos naturais. Além de alimentos mais ricos em água, como: abacaxi, melancia, melão, laranja. Da mesma forma, legumes como pepino, rabanete, beterraba, aspargos, cenoura e vegetais verdes escuros. Bem como, chás com esse efeito, como o verde, de hibisco e outros. A água de coco está também nessa lista e não podemos esquecer a água pura. A recomendação média é de 2 litros por dia ou de 25 a 35ml/kg por dia*”, afirma.

*Sem doenças de base associadas. 

Conheça cinco tipos de chás e bebidas detox para começar o ano de forma muito mais saudável:

1 – Chá de hibisco 

Apresenta efeito diurético, melhorando a circulação e diminuindo a retenção de líquidos. Seu consumo ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. A bebida não contém calorias e pode ser servida quente ou gelada.

2 – Chá Verde 

Antes de mais nada, é muito popular por aqueles que procuram uma alternativa de chá para ajudar no emagrecimento. Em outras palavras, por conta do seu efeito termogênico, também pode ser consumido pensando na sua ação diurética. Outro efeito interessante do chá verde é sua ação detox. Ou seja, é uma planta com leve amargor e verde. Isto estimula o funcionamento do fígado na eliminação de toxinas. Pode ser consumido até 3 xícaras de chá por dia, sem adoçar.

3 – Chá de boldo 

De antemão, é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos. Seu consumo estimula o funcionamento do fígado. Favorece também a eliminação de toxinas, como o álcool e no excesso de gorduras. A recomendação média é de 3 xícaras ao dia, sem adoçar.

4 – Água de coco 

Principalmente, pode ser considerada um isotônico natural e, portanto, uma excelente opção para garantir uma hidratação adequada. Sobretudo, depois de momentos de muita perda de líquidos, como por exemplo, em temperaturas muito altas, clássicas do verão.

A ingestão da água de coco promoverá a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor excessivo. A quantidade exata dependerá de cada organismo.

5 – Clorofila, suco verde ou suco detox 

Antes de tudo, os alimentos verdes são fonte de clorofila. Essa melhora o funcionamento do fígado, favorecendo a eliminação de toxinas. Recomenda-se que o suco seja preparado a partir de vegetais frescos, de preferência orgânicos. Como exemplo, podemos usar couve, chicória, salsa, coentro, folhas de beterraba e folhas de nabos.

O suco de clorofila ou suco verde pode ser preparado adicionado de chás, frutas e sementes e pode ser tomado pela manhã, ainda em jejum.

Hoje temos no mercado, blends de plantas em sachês. Estes blends favorecem a melhora da circulação. Além disso, diminuem a retenção de líquidos e também melhoram o processo digestivo. Na forma de sachê, o preparo recomendado também é a infusão. A recomendação média também é de 3 xícaras ao dia, sem adoçar ou reaquecer.

Apesar das propriedades envolvidas em cada um dos chás e bebidas, esses devem ser sempre acompanhados pelos bons hábitos alimentares. Ainda mais, se possível, pela prática regular de atividade física para melhores resultados.

Fonte: assessoria de imprensa