Nutricionista dá dicas para uma alimentação saudável durante o verão
A chegada do verão, o período mais esperado por muitos, exige um maior cuidado por conta das altas temperaturas. Afinal,   o corpo pode perder importantes nutrientes no suor, como os sais minerais. A dra. Juliana Adrien Neves Pastori, nutricionista do dr.consulta, dá dicas de como manter a alimentação de forma saudável, com algumas receitas práticas e saborosas.

Para a especialista, manter-se hidratado é a chave para sentir-se bem durante toda a estação. Assim, a reposição inadequada ou a baixa ingestão de líquidos leva a uma diminuição dos níveis de água corporal, a chamada desidratação. Desse modo, ela é sinalizada pelo organismo através da sede, dor de cabeça, sensação de boca seca, cansaço e tontura.

“O ponto de partida para se preparar para o verão é aumentar a ingestão hídrica para se manter adequadamente hidratado. É indicado, também, dar preferência pela ingestão de alimentos mais leves e saudáveis, melhorando, assim, a energia e o bem-estar”, reforça a nutricionista.

A opção por uma alimentação saudável, priorizando alimentos como frutas, verduras, legumes e carnes mais magras, que fornecem os nutrientes necessários sem exagerar nas calorias, é importante para poder manter a disposição e aproveitar bem os dias ensolarados.

“Ao contrário do inverno, no verão nosso corpo precisa de uma menor quantidade de energia, e consumir alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar o seu funcionamento”, completa Juliana.

Como é necessário redobrar os cuidados, ela lista algumas dicas e sugere receitas práticas para o período. Confira:

Algumas dicas

Ande sempre com uma garrafa de água

Fazer águas saborizadas: ervas frescas, frutas picadas, gelos de frutas e especiarias são ótimas opções

Evitar bebidas alcoólicas, pois elas aumentam o risco de desidratação

Escolher sempre os alimentos naturais, frescos e de fácil digestão

Água de coco, sucos naturais sem açúcar e chás também são alternativas para hidratação

Evitar comer alimentos gordurosos e condimentados, preferindo os preparados na hora

Evitar alimentos perecíveis expostos por um longo período à temperatura ambiente

Investir em 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia para não sobrecarregar o organismo

Fonte: assessoria de imprensa