Nutricionista dá dicas de chás para melhorar a imunidade no inverno
Chá Foto: divulgação

A chegada do inverno traz, além das baixas temperaturas, alguns sintomas característicos da época. Assim como gripes, resfriados, e o aumento de problemas respiratórios. Além disso, a pandemia da Covid-19 ainda deixa mais um sinal de alerta. Desse modo, os alimentos que ajudam na imunidade e defesas do corpo ganham cada vez mais espaço nas prateleiras.

Neste sentido, os chás naturais podem ser grandes aliados nessa época do ano. Afinal, eles esquentam o corpo durante o inverno, mas também melhoram a imunidade do organismo. A foodtech Raízs possui diversos ingredientes sem agrotóxicos e totalmente naturais para incrementar o delicioso ‘chazinho’. Nesse sentido, a nutricionista da startup, Vanessa de Sá, dá algumas dicas e receitas incríveis e poderosas que irão auxiliar no sistema imunológico.


Gengibre com limão e canela

Segundo a nutricionista da Raízs, o gengibre tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Além dele, olimão também é anti-inflamatório e abundante em vitamina C. Juntos eles poderão cuidar do sistema imunológico e fortalecer o organismo. “Para completar a união do gengibre e limão é recomendado incluir a canela, uma vez que ela tem ação antiviral, antifúngica e antibacteriana. Quando combinamos esses três alimentos em um chá, por exemplo, estamos ajudando nosso organismo a se fortalecer”, explica Vanessa.

Modo de preparo do chá

– Meio gengibre picado;
– 1 limão espremido;
– Canela a gosto;
– 100 ml de água;

Ferva o gengibre e a canela com a água. Adicione o sumo de limão e beba em seguida.


Hortelã

Além de ser refrescante e muito gostoso, fazer chá da planta de hortelã alivia problemas respiratórios, o que é muito recorrente no inverno, pelas baixas temperaturas e ambientes sempre muito fechados, seja em casa ou em estabelecimentos. Para incrementar a bebida, a nutricionista indica adicionar canela, limão e gengibre, que deixa a receita mais potente e deliciosa.

Modo de preparo do chá
– 15 a 20 folhas de hortelã
– 500 ml de água

Esquente a água até ferver, retire do fogo e acrescente as folhas de hortelã. Deixe macerar por 5 minutos (quanto mais tempo, mais forte o chá ficará).

Alecrim com limão

O alecrim é muito utilizado em receitas na cozinha, mas as folhas também podem ser usadas para um chá delicioso e potente para o combate do cansaço e dores de cabeça decorrentes de gripes e alergias. “A infusão das folhas do alecrim, juntamente com gotas de limão podem combinar em um importante aliado do nosso corpo. Por ter efeito anti-inflamatório, o alecrim pode auxiliar nos problemas causados pelo enfraquecimento do sistema imunológico”, comenta a nutricionista.

Modo de preparo
– 1 colher de folhas de alecrim
– 1 limão
– 500 ml de água

Esquente a água, sem deixar ferver. Em seguida, coloque o alecrim e deixe em infusão por cinco minutos. Coe, esprema o limão e beba.

Fonte: assessoria de imprensa