Cozinha consciente: três receitas para o aproveitamento integral de alimentos

Já pensou em praticar em casa o aproveitamento integral de alimentos? Contribuir para o desenvolvimento sustentável, sem desperdiçar recursos naturais ou prejudicar o meio ambiente?

A nutricionista Lívia Lima, especialista em alimentação saudável do Hortifruti Natural da Terra, selecionou dicas a partir do reaproveitamento de alimentos (talos, sementes, cascas, alimentos maduros demais) deliciosamente nutritivas e práticas, assim como dicas preciosas de armazenamento.

“São muitos benefícios especiais: redução no desperdício, aproveitamento de toda propriedade nutricional do alimento com uso racional dos recursos, diminuição da geração de resíduos… muitos motivos especiais para aderir à prática. Um prato cheio literalmente!” – conta Livia.

Lave e corte a cebola, o tomate e a casca de banana em cubinhos, reserve. Aqueça o azeite de oliva em uma panela e refogue a cebola até dourar. Adicione o tomate e misture, deixe cozinhar até murchar. Acrescente a casca de banana. Acerte o sal e a pimenta do reino (opcional). Mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Após este tempo seu antepasto estará pronto. Retire do fogo. O antepasto deve ser servido com torradas e bolachinhas.

Casca de abacaxi 

Sendo bem fervido, podemos fazer um chá bem gostoso. Em uma panela, coloque água e leve ao fogo médio. Assim, quando ferver, adicione as cascas de abacaxi e cozinhe por cerca de 10 minutos. Em seguida, em um liquidificador, bata o chá e coe com o auxílio de uma peneira fina.

Talos de vegetais (agrião, brócolis, espinafre, couve flor…

Incluí-los em caldos para dar cor e sabor, cremes, molhos, omelete, recheio de torta, farofa, pães e arroz, por exemplo.

Dica de armazenamento

Guarde todos os talos e cascas dos vegetais. Afinal, ees podem ser armazenados na geladeira por até 3 dias ou então no congelador, utilizando antes a técnica de branqueamento para garantir maior tempo de validade.

Como fazer?

Antes de tudo, cozinhe por 1 a 2 minutos em água fervente.

Logo após este tempo, mergulhe os vegetais em água com gelo por 1 minuto. A ideia é realmente causar um choque térmico.

Em seguida, tire-os da água e deixe escorrendo.

Logo após, armazene em saquinhos ou potes e feche-os bem.

Por fim, armazene no congelador por até 3 meses.

Leia também
Nada de desperdício: economize e nutra seu corpo através do aproveitamento integral dos alimentos

Sem desperdício: veja como se organizar para comprar alimentos na feira

Muito além do alimento

Sabia que o seu jardim também pode se beneficiar de suas práticas sustentáveis? Quantas vezes você já jogou fora a borra de café por pensar que ela não era mais útil? Pois está na hora de mudar esse hábito e abraçar a forma correta de começar a utilizar: misture duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de 4 dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra. Ao invés de descartar, passe a utilizá-la como adubo para as suas plantinhas. Essa é uma excelente forma de fornecer nutrientes e fortalecer o solo.

Segundo Livia, dá para usa e abusar da criatividade para criar receitas com partes dos alimentos que não costumamos usar no dia a dia. Exemplos interessantes e muito saborosos:

Casca da banana verde

Vai jogar a casca da banana fora? “Podemos cozinhá-la na panela de pressão para fazer um delicioso antepasto de casca de banana verde” – conta a nutricionista. Basta adicionar 1 cebola média, 2 tomates pequenos, azeite de oliva, Sal e pimenta do reino a gosto.

Fonte: assessoria de imprensa