Conheça livros incríveis de gastronomia para os amantes da boa comida

A diversidade de livros de gastronomia abrange uma variedade de temas. Comida na Mesa relacionou algumas publicações para aqueles que buscam receitas com o passo a passo, clássicas brasileiras e internacionais, informações sobre ingredientes, culinária de raiz, sobremesas que revela a fartura da doçaria brasileira e muito mais.

Confira!

Gastronomia brasileira: da tradição à cozinha de fusão na Amazon  (https://amzn.to/3S7cia6)

O Le Cordon Bleu apresenta ao público esta inovadora introdução à gastronomia brasileira, uma obra que nasceu do meticuloso e inventivo trabalho culinário desenvolvido por seus chefs e que une a história e a cultura culinária de cada região do Brasil à ousadia da cozinha contemporânea e às tradicionais técnicas francesas.

Elaborado com o intuito de tornar a prática acessível a todos – profissionais, cozinheiros domésticos e amadores –, o livro traz 80 receitas, curiosidades históricas, dicas de substituição de ingredientes e explicações detalhadas sobre as técnicas aplicadas a vários preparos, com fotos ilustrativas passo a passo.


Jerusalém: Sabores e receitas na Amazon (https://amzn.to/3tSVKKD)

Renomado chef, Yotam Ottolenghi se junta a Sami Tamimi no livro ganhador do mais concorrido prêmio para livros de culinária, o James Beard Awards.

Yotam Ottolenghi, dono de restaurantes ao redor do mundo, e seu sócio, Sami Tamimi, usam receitas para desenhar o panorama de uma das cidades mais diversas do planeta. Jerusalém é um lugar polêmico, cosmopolita, histórico. As receitas do livro trazem o leitor para essa realidade e o inspiram a testar receitas deliciosas e práticas. Recheado de histórias pessoais, Jerusalém te leva a uma viagem sem precisar sair da cozinha.


Fundamentos da cozinha italiana clássica na Amazon(https://amzn.to/3vyTFUS)

Este livro traz quase quinhentas receitas, todas elas com a inconfundível assinatura de Marcella, conhecida no mundo todo como a mestra inquestionável da cozinha do norte da Itália. Você poderá preparar uma receita simples como a Sopa Camponesa Toscana com repolho e feijão, ou a minuciosa Alcachofra Crocante; ou aventurar-se no preparo de uma iguaria conhecida como o porta-jóias de Vênus , que consiste em trouxinhas de massa recheadas com fettuccine de espinafre, cogumelos porcini e presunto; ou brasear ossobuco de vitela, assar na panela um pombo à maneira clássica de qualquer modo, sentirá a mão de Marcella e sua indispensável orientação em cada etapa do trabalho.


Básico: Enciclopédia de Receitas do Brasil na Amazon
https://amzn.to/3NZijo0

“Básico”, o novo livro de Ana Trajano, apresenta a cozinha brasileira viva em várias versões. São 512 receitas, resultantes dos dezenove anos de andanças pelo nosso país e de muitas pesquisas da autora sobre a nossa culinária de raiz. Ele começa com um Tira-gosto, capítulo de petiscos que dá boas-vindas ao leitor da mesma maneira que recebemos nossos amigos em casa.

Depois vêm os pratos principais, Mistura, seguidos pelos acompanhamentos que ajudam dar Sustância ao prato. Em seguida, as Sobremesas que revela a Fartura da doçaria brasileira e por fim, os Pães e Quitandas que acompanham nosso tradicional cafezinho. O livro revela toda a diversidade gastronômica brasileira com belíssimas fotos de encher os olhos. A obra convida a todos a manter e a resgatar a autoestima de nossa cozinha e incentivar a presença dessa cozinha cada vez mais nos cursos, pesquisas e bibliografias, torcendo para que ingredientes como azeite de dendê, manteiga de garrafa e boas farinhas de mandioca, entre outros, abandonem o rótulo de “regionais” para tornar- se, como o arroz e o feijão, parte de nosso dia a dia.


Paris em casa: 100 receitas clássicas da capital francesa na Amazon
https://amzn.to/3tWQ827

Com 100 receitas que incluem os clássicos e as novidades da capital francesa, Clotilde Dusoulier ensina as técnicas dessa culinária mundialmente famosa. Assim, ela ainda mostra os cantos mais gostosos da cidade. Para quem já experimentou o charme de Paris muitas vezes ou sonha com a primeira visita, este livro traz para perto as comidas pelas quais é conhecida.

Croque madame, steak frites, macarons e madeleines são alguns dos pratos clássicos que você pode encontrar por aqui. Mas Clotilde também celebra as novidades que refletem as influências de outras culturas que agora fazem parte do estilo de vida parisiense. Assim, como o sanduíche pita de ratatouille e lahmajoun, uma espécie de pizza turca. Então, fica fácil se imaginar em um piquenique ao lado do Sena, fazer compras nas feiras livres. Nesse sentido, também encontrar os melhores padeiros, mestres queijeiros e sorveteiros que os parisienses têm a oferecer.