Chefe de Cozinha apresenta receita exclusiva de quentão sólido e dá dicas de Festa Junina Criativa
A gastronomia molecular é uma das disciplinas do curso de Chef de Cozinha Restaurateur do Centro Europeu

Você já ouviu falar em quentão sólido? Esta é uma das receitas inovadoras para festa junina – criada com exclusividade – e que pode trazer ainda mais sabor com criatividade para este período do ano.

O Chef Fábio Matos, professor do Centro Europeu – tradicional escola de gastronomia e especializado em cozinha molecular – criou esta obra prima, que utiliza o agar agar para gelificar a tradicional bebida de Festa Junina, o Quentão.

Além disso, ele trouxe várias dicas para incrementar as comidas típicas de festa junina de forma criativa. A gastronomia molecular é uma abordagem científica da culinária que se baseia na compreensão dos processos químicos e físicos envolvidos na preparação dos alimentos. Embora seja mais comumente associada à cozinha gourmet, possibilita incorporar elementos da gastronomia molecular nos preparos de festa junina de maneira criativa.

“Os pratos podem ficar mais saborosos ou simplesmente mais divertidos e diferentes. Dentro dessa área, é possível criar novas técnicas, métodos ou até mesmo equipamentos. Quem atua com essa mistura de ciência e gastronomia está constantemente estudando e descobrindo novas formas de preparar os alimentos”, explica Fábio Matos.
 Confira as dicas

1. Espumas e esferificações: Utilize técnicas como a esferificação, que consiste em transformar líquidos em pequenas esferas com uma fina película de gelatina, ou a produção de espumas leves e aeradas. Por exemplo, você pode criar esferas de cachaça para servir como “caviar” em uma sobremesa ou produzir espumas de sabores típicos, como paçoca ou pé-de-moleque, para acompanhar pratos salgados.

2. Nitrogênio líquido: O uso de nitrogênio líquido permite criar texturas únicas nos alimentos. Você pode fazer sorvetes instantâneos com sabores de ingredientes tradicionais da festa junina, como milho verde ou canjica. Além disso, é possível criar pós ou “areias” crocantes congelando uma mistura líquida e quebrando-a em pequenos pedaços.

3. Espetáculos visuais: A gastronomia molecular também pode adicionar um elemento de espetáculo à sua festa junina. Por exemplo, você pode utilizar substâncias que reagem quando em contato com outras, criando efeitos de fumaça, fogos de artifício comestíveis ou mudanças de cor nos alimentos.

4. Saborização intensa: Outra técnica interessante é a infusão de sabores. Utilize técnicas como o vácuo ou ultrassom para acelerar o processo de infusão, intensificando os aromas e sabores dos ingredientes típicos das festas juninas. Experimente infundir o sabor de especiarias como canela, cravo ou anis em caldas, compotas ou bebidas quentes.

Serviço

O curso de Chef de Cuisine Restaurateur do Centro Europeu conta com a disciplina de cozinha molecular. Além disso, a escola oferece cursos de Pâtisserie, Boulangerie, Chef Gourmet, Somellier, Beer Sommelier e cursos de especialização em confeitaria.

“Os cursos são destinados para pessoas que desejam aprender ou aprimorar seus conhecimentos na área e exercer a profissão em estabelecimentos de alto nível gastronômico”, explica o diretor acadêmico do Centro Europeu, Rogério Gobbi.

Receita de Quentão sólido

  • ½ garrafa de gin
  • 1/2 garrafa de vinho tinto seco
  • 1 xícara de cachaça
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 2 xícaras de água
  • 100g de gengibre
  • 2 pedaços de canela em pau
  • 10 cravos-da-índia
  • 3 pedaços de anis
  • 1 talo de capim limao
  • Cascas de uma laranja
  • 30g de agar agar

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água, o açúcar, as cascas de laranja, o gengibre, a canela, anis, capim limão e o cravo. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Acrescente o Agar agar, vinho e a cachaça até levantar fervura novamente. Depois adicionar o gin com o fogo desligado para não evaporar o álcool. Desligue o fogo e resfrie até solidificar. Corte em pequenos quadrados. Para servir coloque os cubos em água quente por 10 segundos e sirva os quadrados quentes.

Fonte: assessoria de imprensa