Ceviche + vinho: é uma boa pedida?

O Dia Internacional do Ceviche acontece em 28 de junho! Assim, a iguaria, cada vez mais popular no Brasil, surgiu nas praias do norte peruano. Porém há quem diga que é oriundo da cultura pré-inca, que usava peixe fresco, suco tumbo (fruto da família do maracujá) e pimentão. Tempos depois, por influência dos espanhóis, o tumbo foi substituído por limão e a cebola e o coentro adicionados às tradicionais receitas.

Por conter um sabor peculiar, o ceviche gera dúvidas de harmonização. Mas a especialista Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, observa que não apenas um pisco sour, coquetel tradicional peruano, faz uma boa dupla com este prato típico da orla pacífica. Afinal, a sommelière garante que vinhos também valorizam a intensidade e carga aromática da iguaria.

“Vinhos harmonizam perfeitamente e ainda dão um brilho incrível a esse prato leve, bastante expressivo e refrescante, que pode ou não ter um toque mais picante. Uma dica são os vinhos perfumados e frescos elaborados com a casta Torrontés, uma das brancas mais tradicionais na Argentina, como o Susana Balbo Lujanita Torrontes 2021 Susana Balbo Lujanita Torrontes 2021 – Wine | Wine.

De acordo com ela, infalíveis são também os Sauvignon Blancs, com aromas cítricos e acidez vibrante, a altura do frescor do prato, como o Chono Valle de Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc 2020 Chono Valle de Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc 2020 – Wine | Wine, elaborado no Vale de Leyda, uma região chilena de clima frio que se destaca na produção de vinhos brancos.

E quem ama o frescor dos rosés, não pode deixar de harmonizar ceviches com essa delícia! “Dê preferência aos meio-secos, criando um bom contraste entre o leve dulçor no fim de boca do vinho e a picância e acidez do prato. Tenha uma experiência única com o Hoffman Monastrell Rosé 2020 Hoffman Monastrell Rosé 2020 – Wine | Wine, um espanhol frutado e elegante com aromas bem pronunciados e encantadores”, sugere Marina.

Considerando que a receita é normalmente preparada com peixes brancos ou salmão, que têm uma proposta mais delicada, mas pode ser válido também usar o atum, um peixe com sabor mais intenso. Nesse caso, a dica da sommelière da Wine, é arriscar um vinho tinto de verão como o La Jolie Carignan 2019 La Jolie Carignan 2019 – Wine | Wine, que tem um teor alcoólico mais baixo e pode ser tomado mais geladinho, a 14 °C, o que permite ressaltar a refrescância do prato.

Para os amantes de vinho, a Wine tem opções que atendem todos os paladares e momentos.

Fonte: assessoria de imprensa