Novembro é o mês que uma das frutas mais saborosas está em alta: o abacaxi, uma fruta rica em nutrientes e que garante um gosto adocicado muito apreciado em sobremesas, bebidas ou, até mesmo, em compotas.

Além disso, como é um ingrediente da época, é possível aproveitar o melhor que ele oferece – sabor, textura e cor, além de pagar mais barato. Confira algumas opções para incluir a fruta da época no seu cardápio.

O Bolo de Abacaxi é a receita ideal de preparar para um café da tarde de reunião de família. Fácil de preparar e ideal para acompanhar uma xícara do cafezinho preferido, o bolo rende até dezesseis porções.
Receita Nestlé/Sheila Oliveira
Ingredientes

Cobertura

1 xícara (chá) de açúcar

7 rodelas de abacaxi

Bolo

3 ovos

1 xícara (chá) de óleo

1 e meia xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Cobertura

Em uma panela derreta o açúcar até formar um caramelo claro (não deve ficar escuro para não amargar a calda). Coloque meia xícara (chá) de água fervente e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e formar um caramelo. Unte uma forma redonda (26 cm de diâmetro) com manteiga e despeje o caramelo. Disponha as rodelas de abacaxi e reserve.

Bolo

Em um recipiente, misture os ovos e o óleo. Acrescente o açúcar e a farinha de trigo e mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione o fermento em pó e misture. Despeje a mistura, com cuidado, sobre forma reservada e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Espere amornar, desenforme e sirva.