Artigo -

Já estamos em clima de Carnaval! E, independentemente de onde você pretenda comemorar, seja em bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas ou em uma viagem, o importante é curtir a folia sem descuidar da saúde. É perfeitamente possível, por exemplo, manter uma alimentação equilibrada e saudável enquanto aproveita a festa, basta seguir algumas dicas simples:

Não fique longos períodos em jejum: O ideal é realizar, ao longo do dia, três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), além de pequenos lanches nos intervalos. Mas, como a maior parte das festas tem início pela manhã e duram até à noite, é recomendado consumir um café da manhã reforçado para ter energia para curtir a folia. Dê preferência para alimentos ricos em fibras e proteínas, como frutas, cereais, ovos, pão integral, iogurte natural e vitaminas.

Não abuse do álcool: Independentemente do teor alcoólico, as bebidas alcoólicas prejudicam o organismo de uma série de maneiras, por exemplo, causando desidratação, acometendo o fígado, desregulando o sono e aumentando a vontade de alimentos gordurosos. Logo, o recomendado é não ingerir álcool, mas, caso beba, o ideal é adotar estratégias para reduzir os danos, como alternar o consumo de bebidas alcóolicas com água. Água de coco, chás gelados e água saborizada com frutas naturais e ervas também são opções interessantes para manter a hidratação do organismo e diminuir as consequências das bebidas alcóolicas.

Aposte no consumo de vegetais verde-escuros: Alimentos como couve, brócolis, rúcula e agrião atuam no processo de desintoxicação do organismo, pois contribuem para o bom funcionamento do fígado. Portanto, são boas opções para prevenir e combater a ressaca.

Cuidado com as frituras: Evite ingerir frituras e alimentos gordurosos, pois, além de prejudicarem a digestão, causam sonolência, estufamento e moleza, atrapalhando quem quer aproveitar a festa.

Evite alimentos ultraprocessados: Alimentos ultraprocessados, como salgadinhos e refrigerantes, são snacks comuns durante a folia. O problema é que esses alimentos, além de conterem poucos nutrientes, estão relacionados ao aumento do risco de doenças metabólicas e alguns tipos de câncer. Por isso, durante o carnaval, substitua os alimentos ultraprocessados por snacks mais saudáveis, como frutas, sucos e lanches naturais.

Atente-se à procedência dos alimentos: Como as festividades do Carnaval ocorrem principalmente na rua, é comum que a alimentação seja feita fora de casa, em bares, restaurantes ou mesmo em barracas de comida. Mas evite comer em lugares em que você não sabe a procedência dos alimentos. Se possível, certifique-se das condições de higiene do local e verifique se os alimentos são devidamente conservados e manipulados.

Na dúvida, evite os alimentos facilmente perecíveis: Além de verificar as condições de higiene e segurança do estabelecimento, evite consumir alimentos que estragam facilmente, principalmente quando não são armazenados da maneira correta, como frutos do mar, maionese e molhos. Afinal, ninguém quer ter uma intoxicação alimentar em pleno carnaval, não é?

Dra. Marcella Garcez – Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez