Harmonização de frios e vinho
Vinhos e frios harmonização

O lado bom da chegada do inverno é combinar os dias frios com um bom vinho e acompanhamentos especiais. Por isso, a Pamplona, empresa com 72 anos de tradição, decidiu abrir o portfólio e ensinar aos consumidores quais são as melhores harmonizações dos produtos da companhia com a bebida mais consumida nesta época do ano.

Mas, afinal, quais são os alimentos que mais combinam com o vinho? Os primeiros que vêm à cabeça são embutidos e frios. Nesses segmentos, a variedade de opções da Pamplona é enorme e algumas estão disponíveis nas versões fatiadas ou peças, para o consumidor escolher se quer usar o produto em fatias ou cortar em cubos na hora de preparar suas receitas.

É importante ter em mente que o sabor dos alimentos deve ser balanceado pela acidez do vinho. Na dúvida do que harmonizar com os itens citados abaixo, o Pinot Noir pode ser um bom caminho. Porém, há também outras sugestões que valem a pena ser conferidas, conforme a lista abaixo:

Salame Italiano: conhecido como o sabor mais tradicional do grupo de salames, o produto tem uma textura homogênea e coloração intensa. Sua formulação à base de vinho branco e alho proporciona um aroma distinto e sabor único. É ideal para servir como aperitivo ou como lanche em diversas ocasiões e harmoniza muito bem com o vinho branco Riesling. No portfólio da Pamplona há as versões fatiadas: 100g ou 1kg para food service, além da peça.

 

• Salaminho: este produto preserva as mesmas características do salame italiano tradicional, porém, com formato diferente e sabor mais suave. Também possui formulação à base de vinho branco e alho e pode ser servido como aperitivo ou lanche. Disponível em peças que variam de 200 a 300g, o produto deve ser consumido com os vinhos rosés, que contam com acidez agradável e equilibrada.

 

• Salame Milano: com aroma diferenciado, ele é condimentado com coentro, noz-moscada e um toque de pimenta Jamaica. Tudo isso destaca seu sabor de forma suave e faz com que ele seja uma ótima opção para sair do tradicional. Suas fatias fininhas são ideais para preparos de canapés. A harmonização indicada também é o vinho Chianti, com aromas frutados, sabor levemente picante e acidez marcante. O produto conta com as opções: fatiadas 100g ou 1kg para food service; e peça inteira, que variam entre 400 e 700g.

 

• Salame Hamburguês: o grande diferencial é a inclusão da pimenta preta aparente em sua formulação, deixando o produto com um gostinho mais acentuado, picante e diferenciado dos demais. A sua condimentação e as fatias fininhas o tornam ideal para aperitivos, além de combinar muito bem com o vinho Shiraz, encorpado e repleto de notas de especiarias. Está disponível em 100g fatiado ou peças que variam de 550 a 810g.

 

 Copa: o sabor tradicional da melhor receita europeia, os sais de cura e as especiarias proporcionam características sensoriais de coloração intensa, aroma diferenciado e textura mais homogênea. Com isso, o produto traz sofisticação para a tábua de frios, sendo ideal para aperitivos, canapés e complementos de receitas diversas. Harmoniza bem com o vinho Barbera, que possui alta acidez. Disponível nas versões: fatiadas, com 100g ou 1kg para food service. E também com a opção de peça mini, que varia de 250 a 300g, ou inteira, de 500 a 600g.

 

Queijo coalho: a dica principal é que ele pode ser utilizado como opção de petisco. Além disso, o pacote é embalado a vácuo com sete espetos prontos para assar, que oferecem praticidade para o dia a dia. Pode-se cortar em cubos e temperar a gosto para consumir com vinhos brancos e levemente aromáticos. É importante que tenham um aroma frutado, mas com uma acidez elevada para balancear a do queijo.
Fonte: assessoria de imprensa