Alimentação: escolha correta pode ajudar a prevenir doenças

Fazer escolhas alimentares não se trata apenas de dinheiro, mas sim de uma combinação de fatores que incluem conhecimento, planejamento, prioridades e hábitos. Nesse sentido, consultar um nutricionista é uma excelente maneira de determinar se você está consumindo uma alimentação correta e adequada às suas necessidades individuais.

Porém, se você não possui recursos financeiros para consultar uma nutricionista e saber se está comendo corretamente, siga as diretrizes básicas de alimentação saudável e continue aprendendo sobre alimentação por meio de recursos acessíveis. Além deste site publicar dicas e entrevistas com profissionais da área da saúde, o Guia Alimentar é uma ferramenta que também auxilia com informações sobre alimentação saudável.

Por vezes, escolhas alimentares erradas podem desencadear uma série de doenças e problemas de saúde. Afinal, a alimentação desempenha um papel fundamental na nossa saúde e bem-estar, e uma dieta inadequada pode contribuir para o desenvolvimento de várias condições de saúde. Algumas doenças e problemas de saúde que podem ser desencadeados por escolhas alimentares inadequadas:

Obesidade

O consumo excessivo de alimentos ricos em calorias, açúcares refinados e gorduras saturadas pode levar à obesidade. A obesidade, por sua vez, está associada a uma série de problemas de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, apneia do sono e certos tipos de câncer.

Diabetes Tipo 2

Uma dieta rica em açúcares refinados e carboidratos simples pode contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, uma condição em que o corpo não consegue regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue.

Problemas Cardiovasculares

Uma dieta rica em gorduras saturadas, colesterol e sódio pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral (AVC).

Doenças do Fígado

O consumo excessivo de álcool e alimentos processados pode causar doenças do fígado, como esteatose hepática não alcoólica (gordura no fígado) e cirrose.

Doenças Renais

Uma dieta rica em sal e proteína animal pode aumentar o risco de doenças renais, como a nefropatia diabética e a doença renal crônica.

Distúrbios Digestivos

Alimentos ricos em gorduras, alimentos processados e açúcares podem desencadear distúrbios digestivos. Assim como refluxo gastroesofágico, síndrome do intestino irritável e constipação.

Câncer

Alguns alimentos processados e dietas com baixo teor de fibras estão associados a um maior risco de câncer, como câncer colorretal e câncer de estômago.

Problemas de Saúde Mental

Dietas ricas em açúcar e processados podem afetar o humor e a saúde mental. Além disso, pode contribuir para a depressão e a ansiedade.

Leia também

Entrevista com Manuela Dolinsky, presidente do conselho regional de nutricionistas (CRN4 – RJ e ES) sobre o Guia Alimentar Brasileiro e alimentos ultraprocessados