A saúde dos fios dos cabelos depende de cuidados diários, inclusive na alimentação

Ter cabelos mais fortes, saudáveis e bonitos. Esse sonho de muitas mulheres é construído por meio de uma série de cuidados, em casa e também nos consultórios médicos, afinal, vários fatores podem influenciar na beleza dos cabelos. “Alimentação, alterações hormonais, medicamentos, processos químicos como coloração, descoloração e alisamentos, uso de produtos inadequados e até agressões externas do sol, vento e poluição têm relação direta com a beleza capilar. Por isso, é de extrema importância que você se atente aos hábitos com os cabelos e busque tratamentos orientados por médicos”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

Abaixo, a médica conta mais sobre quatro dicas para manter os cabelos hidratados, saudáveis e bonitos:

Cuidados home care: Lavar incorretamente os cabelos pode ser extremamente prejudicial, facilitando a queda, a quebra e a perda do brilho. “As principais dicas nesse sentido são: não abusar do uso de shampoos, pois estes podem acabar retirando mais oleosidade dos fios do que deveriam, deixando-os ressecados, quebradiços e opacos; prestar atenção na composição desses produtos e optar por produtos livres de Sulfato de Sódio, pois estes normalmente contêm menos detergentes em sua fórmula, o que ajuda a preservar os óleos naturais de seu cabelo.

Você pode optar também por produtos que contenham óleos de hortelã ou eucalipto na composição, pois eles ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e nos folículos, impulsionando o crescimento”, recomenda.

Após o shampoo, faça uso do condicionador ao longo dos fios, para protegê-los dos danos causados pelo ressecamento do shampoo e das agressões diárias às quais os cabelos ficam expostos. “Os condicionadores diminuem a desidratação e realizam a reparação dos cabelos para deixá-los mais fortes e resistentes. Além disso, graças a sua capacidade de nutrir e fechar as cutículas dos cabelos, os condicionadores deixam os fios mais macios e brilhosos, evitando que fiquem frisados, quebradiços e com pontas duplas”, explica a médica. Uma vez por semana, você poderá utilizar uma máscara para hidratação mais profunda dos fios.

Atenção ao dano térmico: Depois de lavar, tome cuidado com o uso agressivo de secador e chapinhas, uma vez que o dano térmico pode acabar facilitando a quebra e a queda do cabelo. “Evite usá-los diariamente e, quando usar, opte por uma chapinha que alcance no máximo 200 graus. No caso de secador, mantenha uma distância de 30 cm entre o aparelho e os cabelos”, alerta a Dra. Roberta.

De olho na dieta: A alimentação também tem papel fundamental para a saúde dos fios. “Seu cabelo é composto principalmente de proteínas, portanto, incluir quantidades adequadas em sua dieta é vital para o crescimento do cabelo. Aproximadamente 85% do cabelo é formado de queratina. Esta proteína é um tecido de excreção, formada de aminoácidos sobressalentes para essa função. Se não houver sobra de aminoácidos, não há boa síntese de queratina. Procure investir também em uma dieta saudável e balanceada, pois as frutas, legumes e verduras possuem vitaminas e minerais que são micronutrientes fundamentais para a saúde dos nossos cabelos”, explica a médica. As vitaminas tornam os fios mais resistentes, dificultando a queda, estimulando o crescimento e ajudando na recuperação de danos químicos e estruturais, segundo a médica.

Busque procedimentos médicos: Procedimentos que promovam fortalecimento e crescimento capilar são indicados para manter ou tornar os cabelos mais saudáveis. “Lasers e microagulhamento são tratamentos que podem ser feitos inclusive preventivamente ou de maneira a tratar e estimular a regeneração dos folículos capilares. Além de fortalecer, prevenir a queda do cabelo e nutrir as fibras existentes”, explica a médica. “Mas é fundamental que, caso você esteja preocupada com a saúde dos seus fios, consulte um médico. Apenas um médico qualificado poderá verificar se tem algo de errado com seu cabelo e tratar as doenças que interferem na saúde dos fios”, finaliza.

Fonte: assessoria de imprensa