A alimentação pode melhorar a concentração em crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ?

Por: Dayse Paravidino – Nutricionista 

Segundo estudo publicado na edição de abril da PSYCHOSOMATIC MEDICINE, seguir recomendações de estilo de vida saudável está associado a menos diagnóstico de TDAH, do nascimento até os 14 anos.

Antes de falar quais estratégias nutricionais podemos usar para com as crianças que sofrem com esse transtorno, vamos entender quais são algumas das causas que devem ser levadas em consideração.

A ingestão de toxinas encontradas nos alimentos industrializados, corantes, açúcares, adoçantes e conservantes pode provocar desiquilíbrio e desnutrição nos pequenos, afetando as delicadas estruturas do cérebro.

Além da alimentação baseada em produtos industrializados ser potencialmente tóxica, ela também é pobre: faltam proteínas e gorduras essenciais para o bom funcionamento do cérebro.

Com efeito, déficit de atenção, de foco, de memória e de aprendizagem acabam atingindo cada vez mais crianças e adolescentes. Até mesmo porque, muitas vezes, a mãe teve uma alimentação deficitária e maléfica para a saúde, durante a gravidez, colaborando para o desenvolvimento de TDAH.

Por isso, uma alimentação saudável e uma suplementação correta de nutrientes que auxiliem no bom funcionamento cerebral é indispensável, especialmente para quem usa medicação.

Para casos de TDAH e de distração, os melhores alimentos são as proteínas; carnes magras em geral, especialmente peixes, assim como carboidratos complexos, além de gorduras boas (castanhas, nozes, azeite de oliva, linhaça e chia). Essencial é fugir dos carboidratos simples: os mais prejudiciais são o açúcar e a farinha branca.

Além disso, fiquem atentos a seguinte lista de nutrientes que podem fazer a diferença na saúde cerebral do seu filho(a) na melhora do quadro TDAH:

– Ômega 3;

– Ferro;

– Vitaminas do Complexo B;

– Vitamina C;

– Alimentos ricos em aminoácidos;

– Alimentos ricos em vitaminas e minerais.

 

Uma dieta de qualidade é sempre a melhor escolha para uma vida saudável.