Dia de Portugal:  gastronomia no Rio para degustar delícias portuguesa
Bacalhau do Liceu Grill Foto:Oseias Barbosa

Em 10 de Junho é o Dia de Portugal. Além disso, a data é também alusiva ao poeta Luís Vaz de Camões, autor do famoso d’Os Lusíadas. Ou seja, é uma legítima homenagem para Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas. Junto à colonização e as novidades que esse País trouxe, como as suas delícias portuguesas. 

Casa Cavé- Pastel de nata
Foto: Rozangela Silva

Nesse sentido, nada melhor do que celebrar a data, com um cardápio típico. A Casa Cavé, confeitaria mais antiga e tradicional do Rio, com 161 anos, é parada obrigatória em uma visita ao Centro da Cidade, do Rio de Janeiro.  Ou seja, uma referência de sabores, quando se trata de doces portugueses. O ícone da casa é o famoso Pastel de Belém. Outra gostosura é o Toucinho do Céu, com amêndoas, além  dos Ovos Moles de Aveiro. Finalizando com Guardanapo, feito com massa de pão de ló, com um saboroso recheio de chocolate e amêndoas ou doce de ovos, além de outras gostosuras portuguesas.

Ovos Moles de Aveiro – Casa Cavé

Outro espaço que também ressalta as iguarias portuguesas é o Liceu Grill, Tapas e Vinhos, localizado no Polo Gastronômico de Botafogo. A casa é especializada em grelhados, com um toque português e ibérico.

Aberto há 7 anos, o espaço traz alguns clássicos, abrindo com todas as honras com o tradicional Bolinho de Bacalhau Gadus Morhua. Seguido da sugestão Bacalhau ao Liceu Grill, serve 2 pessoas – postas de bacalhau grelhadas em azeite extra virgem, acompanha com brócolis, ovo cozido, pimentões frescos, cebola, tomates, azeitonas pretas e batatas em cubos coradas. Ou seja, um pedacinho de Portugal, as tradições das tascas, os famosos botequins portugueses, no coração de Botafogo.

Um viva para Portugal e suas delícias!!!!

As casas seguem as normativas de combate ao coronavírus. 

Casa Cavé
Rua Sete de Setembro 133 – Centro
Informações: (21) 2224 2520 

Liceu Grill, Tapas e Vinhos
Endereço: Rua Nelson Mandela, nº 100 – loja 104 (Rua do Metrô) – Botafogo
Tel: 2226 2413 

Fonte: assessoria de imprensa