Microverdes ganham espaço nas hortas caseiras e nos pratos saudáveis
Microverdes ganham espaço nas hortas caseiras e nos pratos saudáveis Agristar do Brasil
Pequenos no tamanho, mas ricos em sabor e nutrientes, os microverdes vêm ganhando destaque nas hortas domésticas e na alimentação saudável. Caracterizados pelo crescimento acelerado e adaptação a espaços reduzidos, esses vegetais proporcionam mais autonomia alimentar e praticidade para quem deseja cultivar em casa. 

 

Colhem-se os microverdes ainda no estágio inicial de crescimento, geralmente entre 7 e 21 dias após o plantio, o que pode variar conforme a espécie. A colheita ocorre quando surgem as primeiras folhas verdadeiras — que se desenvolvem após os cotilédones, ou folhas embrionárias, que são as primeiras estruturas a emergir da semente. Assim, essa fase intermediária diferencia os microverdes dos brotos, consumidos logo após a abertura da semente. Além, das folhas totalmente desenvolvidas, oferecendo um alimento fresco e concentrado em nutrientes. 

 

O cultivo é simples e acessível, basta escolher as sementes adequadas, um recipiente com substrato apropriado, luz natural e regas regulares. O ciclo curto de cultivo e o manejo descomplicado tornam essa prática ideal para quem está iniciando na jardinagem doméstica. 

 

Nesse sentido, na culinária, os microverdes são versáteis e podem ser usados para complementar saladas, sanduíches, omeletes, sopas e sucos. Além de conferir textura, frescor e decoração aos pratos. Afinal, estudos indicam que esses vegetais podem apresentar concentrações maiores de vitaminas, minerais e antioxidantes, em comparação às folhas maduras das mesmas plantas, dependendo da espécie e do método de cultivo. 

 

Assim, por todas essas características, o plantio caseiro de microverdes é uma alternativa prática, econômica e sustentável para enriquecer a alimentação. Além de promover hábitos saudáveis e garantir o consumo de alimentos frescos diretamente do vaso para o prato. 

 

A Topseed Garden acaba de lançar seus envelopes de 5g, da linha Blue Line, para o cultivo doméstico de microverdes. Segundo o gerente Comercial da marca, Matheus Scarpat, o portfólio é composto por 14 variedades, tais como: agrião da terra, alho-poró, beterraba, brócolis, coentro, couve-manteiga, mostarda, rabanete, repolho-roxo, rúcula, agrião-pimenta, cenoura, cebola e manjericão Genovese.  

 

Fonte: assessoria de imprensa