Às vezes você não fica exausto de ter que dar conta de tudo? Estudo, trabalho, casa, filhos, amigos, informações, academia… ufa! Só de listar já dá um cansaço. A rotina é intensa e nem sempre conseguimos desacelerar, mas quando chega o fim de semana, podemos pisar no freio, não acha ? Então, Comida na Mesa vai dar algumas dicas para aproveitar esses dias, sem abrir mão do autocuidado. Vamos lá?
Equilíbrio na dieta
Um novo estudo revelou que pessoas que seguem uma dieta e incluem pequenas porções de alimentos como bolos ou hambúrgueres, dentro de refeições equilibradas, tendem a sentir menos desejos, perder mais peso ao longo de um ano e manter o resultado no ano seguinte — em comparação a quem os exclui totalmente. Então, aproveite o fim de semana com equilíbrio.
Sobremesa, pode!
Ao invés de comprar doces para comer em casa, saia e vá até uma loja para saborear uma porção. Assim, você controla as quantidades, evita exageros e ainda se exercita um pouco.
Saciedade inteligente
Faça uma refeição nutritiva antes da sobremesa. Afinal, proteínas e fibras saciam mais e ajudam a controlar os desejos e os excessos.
Risco desde a primeira gota
Não existe um nível seguro de consumo de álcool. Segundo a Dra Carina Ferreira Borges, da OMS Europa – World Health Organization, qualquer quantidade já traz riscos à saúde, e quanto mais se bebe, maior o prejuízo, quanto menos, mais seguro.
Fuja dos ultraprocessados
Não é porque você está em casa no fim de semana que precisa abrir mão de uma alimentação saudável. Evite ultraprocessados! Sabemos que é mais prático comprar alimentos congelados e só esquentar no micro-ondas, mas isso não é saudável. Que tal ir ao supermercado com antecedência e preparar aquele prato que você gosta? E o melhor: existem muitas receitas de snackssaudáveis e rápidos para facilitar o seu dia a dia.
Dormir mais tempo no fim de semana pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas
Em um estudo recente apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Londres, pesquisadores da China descobriram que quem dorme mais no fim de semana tem 20% menos chance de ter problemas no coração, comparado com quem não consegue recuperar o sono nesses dias.
Reformulando pensamentos
Somos o que pensamos, e nossos pensamentos moldam quem somos. Por isso, em vez de se estressar ou alimentar a raiva, valorize sua saúde mental, o seu lar e os recursos que tem para viver. Permita-se levar a vida com mais tranquilidade: ouça música, planeje dias melhores e aceite seus limites com serenidade.