Livro do jornalista gastronômico J.A Dias Lopes, lançamento da Melhoramentos, apresenta 17 receitas apetitosas acompanhadas de crônicas inusitadas sobre o peixe salgado e seco

Vocês querem bacalhau? Foi distribuindo bacalhau em seu programa que Chacrinha (1917-1988), um dos maiores comunicadores do Brasil, ajudou uma rede nacional de supermercado a desencalhar seu estoque e, a tornar o peixe ainda mais concorrido. Se por um lado ele popularizou o pescado, a aristocrática e talentosa atriz norte-americana Grace Kelly (1929-1982) apreciava tanto o bolinho de bacalhau que, ofereceu a iguaria à Frank Sinatra quando o ator foi almoçar em sua casa. Essas e outras históricas fazem parte de Bacalhau! As Melhores Receitas e Suas Histórias, obra do jornalista, escritor e cronista de gastronomia J.A. Dias Lopes. O livro já está disponível em todo o Brasil, inclusive no formato e-book.

Com textos ricos em detalhes, aguçando o apetite do leitor, a obra apresenta relatos de momentos históricos onde o peixe salgado e seco foi protagonista. As receitas do livro foram preparadas pela chef Patrícia Sampaio Bettencourt, chef do restaurante mais português de São Paulo, A Bela Sintra. E, as imagens que ilustram a obra são de Reinaldo Mandacaru, fotógrafo especializado em gastronomia.

Já na introdução do livro, Dias Lopes nos conta que “os portugueses dizem ter catalogado 1001 maneiras de preparar o bacalhau, embora não se interessem em conferir a conta. Nem precisam. O país é recordista mundial no consumo per capita do peixe. Mas a Espanha, a Itália e o Brasil também colecionam receitas”.

Além das curiosidades, os leitores encontrarão na obra 17 receitas imperdíveis. As clássicas como, por exemplo, o saboroso Bacalhau Espiritual, o popular Bolinho de Bacalhau e os irreverentes Bacalhau Nunca Chega, Bacalhau à Bruxa, entre outras delícias.

J. A. Dias Lopes é jornalista, escritor e cronista gastronômico. Nasceu em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, e transferiu-se para São Paulo em 1968, onde reside até hoje.
No ofício de escritor e cronista gastronômico, já lançou quatro livros: A Canja do Imperador (2004), A Rainha que Virou Pizza (2007), O País das Bananas (2014), distinguido em 2015 com o Prêmio Jabuti, Massa! Mangia Che Ti Fa Felice (2016), Arroz! Assim Cozinha a Humanidade (2017) e Sanduíche! Impossível Resistir a Essa Tentação (2018). 
Fonte: assessoria de imprensa