Visconde de Mauá (RJ) e região têm opções gastronômicas para as férias
Divulgação Alma Cabocla, prato à base de aipim, da Pousada Tijupá - Divulgação
Com paisagens deslumbrantes da serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá e região oferecem aos turistas diversas opções gastronômicas.
A região integra o circuito do 3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha, que acontece até o próximo dia 27 de julho. Até lá, 81 restaurantes oferecem uma variedade de pratos, idealizados exclusivamente para o evento. Assim, os restaurantes são da Serra da Mantiqueira paulista, Sul de Minas Gerais, Serra da Canastra, Serra da Bocaina e Circuito das Águas Paulista
O friozinho e as belas paisagens da região certamente irão potencializar as experiências gastronômicas dos turistas. Nesse sentido, poderão degustar saborosas receitas de restaurantes renomados, como o Babel, Rosmarinus, Fratelli e a gastronomia da Pousada Tijupá.
Bem como, mais do que simples pratos, os restaurantes oferecem uma verdadeira experiência. Afinal, também entram no contexto os lugares onde eles estão situados, em meio à natureza exuberante ou em pontos turísticos.
Então, o Babel Restaurante, por exemplo, situado no Vale do Pavão, oferece aos visitantes uma vista incrível da Mantiqueira. Especializada em cozinha autoral, a casa, sob o comando do Chef André Murray, participa do festival com seu tradicional menu degustação, com várias etapas, O cardápio muda mensalmente.
Assim, para o mês de julho, a experiência começa com uma primeira entrada (sopa de cebola e funghi, canapé de porco no torresmo e polentinha grelhada com gorgonzola). A segunda entrada é composta por fritada de cogumelos com cebola ao cassis e patê de foie grelhado.
Porém, o primeiro prato é de salmão grelhado com fettuccine negro e molho de saquê. Em seguida, o segundo vem com filé mignon com quinoa e brócolis, crepe de queijo de cabra e geleia de tomate. Ao final um mix de sobremesas e café com miniaturas.
Nesse sentido, outro restaurante que oferece uma experiência gastronômica incrível em meio à natureza é o Rosmarinus, onde é possível degustar as maravilhas do cardápio embaixo de frondosas árvores. A conexão é ainda maior ao ouvir o som de um curso d´água natural que passa ao lado da propriedade, provocando nos clientes um sentimento de bem-estar.
Especializado em cozinha italiana, o Chef Júlio Buschinelli apostou em uma iguaria clássica daquele país, o Ossobuco. Para o festival, o Ossobuco de Vitelo é assado com cenoura, cebola, salsão, alho poró e vinho branco, e ainda vem acompanhado de polenta italiana cremosa, parmesão e manteiga. Aproveite e peça um vinho da variada carta da casa para harmonizar com o prato e degustar em meio ao canto de pássaros.
Os amantes da natureza também poderão experimentar, com vista espetacular da Mantiqueira, o aipim diferenciado da Pousada Tijupá, também localizada no Vale do Pavão. O restaurante do empreendimento hoteleiro tem clima intimista, aconchegante e bastante acolhedor, com chalés charmosos espalhados pela propriedade para quem desejar se hospedar.
Para o 3º Festival Gastronômico Folha Sabores da Montanha, o Chef Erivaldo Lopes Cordeiro preparou o prato Alma Cabocla, um saboroso e macio tablete de aipim com carne seca desfiada e banana-da-terra, acompanhado de couve rasgada ao molho béarnaise.

DivulgaçãoAlma Cabocla, prato à base de aipim, da Pousada Tijupá - Divulgação
Filé Mignon, Caramelo de Vinho Tinto e Alecrim, do Restaurante Fratelli, que está no festival – Divulgação
Já o Restaurante Fratelli traz uma receita contemporânea para o festival, o Filé Mignon, Caramelo de Vinho Tinto e Alecrim, prato idealizado por Mikael Pereira. A casa, encravada no centrinho turístico, possui um espaço aconchegante, aquecido, perfeito para degustar o prato, composto por um medalhão de mignon, caramelo de vinho tinto e alecrim, um incrível risoto de parmesão e crisp de cebola.
O Fratelli está situado na cidade de Bocaina de Minas (MG), mas a localidade está inserida dentro da região turística de Visconde de Mauá, que inclui Maromba e Maringá. Basta atravessar, a pé, uma ponte de cerca de 20 metros, para chegar ao centrinho turístico onde está o restaurante. No caso de acesso por carro, basta acessar uma rua paralela,
O Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha é realizado pela Folha de S. Paulo.

3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha

Data: 18 de junho a 27 de julho de 2025
Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes
Informaçõeswww.saboresdamontanha.com.br

Fonte: assessoria de imprensa