A Unibes Cultural promove, em 24 e 25 de maio, uma Virada Cultural com diversas atividades. Desde empreendedorismo, gastronomia, defesa pessoal, sustentabilidade, até arte como formas de conexão. Serão seis eventos gratuitos, abertos ao público, que convidam a população para vivenciarem um circuito de trocas culturais, reflexões e práticas criativas. https://unibescultural.org.br/programacao/
A maratona começa no dia 24/05, das 12h às 20h, com a 13ª Feira Mente Empreenda. Assim, um encontro entre microempreendedores de moda, cosméticos, artesanato, acessórios e produtos sustentáveis. Nesse sentido, a feira oferece ainda uma loja pop-up do Unibes Bazar. Afinal, as peças únicas têm uma curadoria que valoriza o consumo consciente e a moda circular. Ou seja, muito mais do que um espaço de compras, o evento promove a valorização de negócios locais e o fortalecimento da economia criativa. Esta programação faz parte do pilar Expressões Culturais e conta com patrocínio do Banco Daycoval e realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
No dia 24/05, das 15h às 18h, acontece a 102ª edição do tradicional Fotroca. Nesse sentido, organizado pelo Coletivo Olhar e idealizado por Ricardo Biserra Cordeiro em parceria com Alice Völker. Então, o evento, com mais de 3 mil impressões de fotos, recebe o fotógrafo e professor Thomas Degen para uma conversa sobre fotografia analógica. Desse modo, explorando seus aspectos técnicos, subjetivos e o papel da imagem como registro e memória.
Na mesma noite, das 20h às 22h, o projeto Botecando promove um bate-papo descontraído sobre a cultura dos botecos paulistanos com o historiador e escritor de gastronomia Breno Lerner. Então, mais do que espaços de socialização, os botecos são também lugares de resistência e afeto — experiências que moldam o espírito boêmio e popular da cidade. Afinal, a conversa termina com uma degustação de clássicos da comida de boteco, e a atividade contará com tradução simultânea em Libras.
Já no dia 25/05, a manhã começa com duas propostas práticas e inspiradoras. Às 10h30, a artista e arte-educadora Raiz Oliveira ministra a Oficina Cadernos Sustentáveis, mostrando como transformar materiais reciclados e elementos da natureza em cadernos únicos, promovendo a consciência ambiental e o olhar criativo.
Simultaneamente, das 11h às 13h, acontece o Workshop de Krav Magá, com o mestre israelense Avigdor Zalmon, introdutor da técnica em São Paulo desde 1999. A atividade oferece noções básicas de defesa pessoal, demonstrando que qualquer pessoa, independente de gênero ou porte físico, pode aprender a se proteger com eficácia. Este projeto integra o Raízes Judaicas, um pilar da Unibes Cultural dedicado a celebrar e difundir a cultura judaica, explorando suas influências no mundo contemporâneo.
Às 15h, o destaque é a Jornada de Empreendedorismo Feminino, Estratégia e Networking com a atriz e empreendedora Denise Dietrich, fundadora da marca Roupa de Cima. Ela compartilha sua trajetória na moda autoral — dos primeiros passos em feiras à migração para o digital — com reflexões sobre desafios, conquistas e a importância de criar marcas lideradas por mulheres, que libertem e representem outras mulheres. Mais do que um negócio, Denise mostra como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta de transformação econômica, social e de autoestima. Após a conversa, o público poderá ampliar sua rede de contatos, trocar experiências e conferir peças da marca em exposição, além de conversar diretamente com a criadora e tirar dúvidas sobre o mercado. A atividade tem patrocínio do BTG.
A Unibes fica na rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré.