Vinicius Demian é eleito o melhor bartender do Brasil ao vencer etapa nacional do World Class 2022

Após enfrentar desafios que demandaram criatividade, inovação e muita técnica, Vinicius Demian foi eleito o grande vencedor da etapa brasileira do World Class Competition. Assim, a principal competição de coquetelaria do mundo é organizada pela Diageo, líder global em bebidas premium. A final foi realizada nesta terça-feira, dia 21, no primeiro dia do Bar Convent Brasil, o BCB, em São Paulo.


A 13ª edição da competição se iniciou ainda em 2021, com a inscrição de 257 bartenders de 19 estados brasileiros. Após colocarem em prática o conhecimento adquirido em sessões do World Class Studios, plataforma educacional e colaborativa de World Class, foram selecionados 87 profissionais para a primeira etapa classificatória. A partir daí os participantes foram testados em suas habilidades e técnicas por mais duas etapas, até chegarmos à final.


Os 12 bartenders finalistas iniciaram a última etapa de desafios desenvolvendo e disponibilizando para o público geral um drink feito com a vodca Ketel One e elementos reutilizáveis, com a proposta de trazer algum tipo de impacto para sua comunidade ou a de seus bares. Depois, já no dia da grande final ao vivo, eles apresentaram dois coquetéis autorais utilizando Johnnie Walker e Tanqueray NºTen.

Na etapa final, escolheram os 4 melhores para o desafio final: uma prova que testou a velocidade dos bartenders, que tiveram de criar 6 drinks em 6 minutos utilizando destilados do portfólio Reserve da Diageo.


Ao criar coquetéis deliciosos, com muita técnica e envolvimento do público presente, Vinicius se sagrou o grande campeão do Word Class Competition Brasil 2022. Ele irá representar o país na fase internacional da competição, que acontece de 10 a 15 de setembro em Sidney, na Austrália.


Para Vinicius, o apoio de sua família e companheiros de trabalho foram fundamentais em todo o processo que o levou a ganhar a campetição. “Todos os que me ajudaram até aqui foram essenciais. Tanto a minha família quanto o Gabriel, o Gustavo e todas as pessoas que trabalham comigo no Santana Bar. Sem eles eu não teria chegado onde eu cheguei. E com certeza uma dose de esforço e trabalho duro também foi importante. O trabalho chega às vezes onde o talento não pode chegar. Então eu acho que esses foram os fatores principais para eu estar aqui hoje com meu troféu”, diz o campeão.


Além de Vinicius, os bartenders Nicola Bara (Restaurante Arataca/Rio de Janeiro-RJ), Michell Agues (Vian Ipanema/Rio de Janeiro-RJ) e Ariel Todeschini (Royalty Café/Curitiba-PR) formaram o top 4 para o desafio final.


A edição de 2022 marca a volta da realização do campeonato em sua forma presencial. “Ficamos felizes com a possibilidade de realizar a grande experiência que é o World Class de forma presencial em 2022. Acompanhar os participantes in loco em seu desafio final traz uma emoção diferenciada, que coroa todo o esforço dessa iniciativa tão importante para a cultura de coquetelaria no país”, diz Manoela Mendes, diretora do portfólio Reserve da Diageo.

Fonte: assessoria de imprensa