Receitas saudáveis para o dia de São Cosme e Damião
Muffins de Chocolate

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia de São Cosme e Damião, santos considerados padroeiros de médicos e farmacêuticos, e popularmente conhecidos como os protetores das crianças. Por esse motivo, tornou-se bastante comum no país a distribuição de doces na data.

Para comemorar sem descuidar da saúde, o WW Vigilantes do Peso separou algumas receitas de doces típicos em versões mais leves e nutritivas, por levarem menos açúcar no preparo e serem totalmente caseiras. Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo de cada uma delas.

 

Paçoca com aveia

Tempo total de preparo: 15 minutos

Ingredientes

1 xícara de amendoim cru

3 colheres de sopa de açúcar demerara

3 colheres de flocos finos de aveia

Uma pitada de Sal

Instruções

Em um processador ou liquidificador, triture o amendoim com o açúcar demerara até ficar fino. Acrescente a aveia e o sal e misture bem. Modele em bolinhas ou use forminhas de silicone.


Doce de abóbora com cenoura

Tempo total de preparo: 15 minutos + 30h de geladeira

Ingredientes

1 quilo de abóbora crua descascada e cortada em cubos

4 xícaras de cenoura descascada e cortada em cubos

10 colheres de sopa de coco seco

1 colher de chá de essência de baunilha

3 unidades de cravo-da-Índia

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de sucralose

Instruções

Em uma panela em fogo brando, cozinhe a abóbora e a cenoura com água suficiente para cobrir, por cerca de 20 minutos. Após amaciarem, passe por uma peneira ou bata num processador de alimentos.

Na mesma panela, retorne com o purê e acrescente o coco, a essência de baunilha, o cravo, o açúcar mascavo e o adoçante em pó. Leve ao fogo brando e mexa continuamente até ficar encorpado e soltar bem do fundo. Retire do fogo e deixe esfriar antes de servir. Mantenha na geladeira.


Cuscuz doce

Tempo total de preparo: 30 minutos 

Ingredientes

800 ml de água

200 ml de leite de coco light

1 xícara de sucralose

2 xícaras de goma de tapioca hidratada

150 gramas de coco seco

Instruções

Em uma tigela, misture o leite de coco com a água. Dissolva o adoçante na água com leite de coco e leve ao fogo médio. Adicione a tapioca e duas colheres de sopa de coco ralado.

Mexa bem, até engrossar e começar a borbulhar. Retire do fogo e transfira para um tabuleiro. Deixe esfriar, acrescente o coco ralado, corte em dez quadrados e sirva.

 

Muffin de chocolate

Tempo total de preparo: 35 minutos 

Ingredientes

2 borrifadas completas de óleo em spray

1 ¼ de xícara de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 pitada de sal

5 colheres de sopa de açúcar

2 ovos

1 colher de chá de essência de baunilha

70 gramas de chocolate meio-amargo

3 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 xícara de água quente

Instruções

Preaqueça o forno a 200°C. Preencha uma forma para cupcakes com forminhas de papel ou unte com óleo spray e um pouco de farinha. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar.

Usando um mixer ou batedeira, em uma tigela grande, bata o açúcar, os ovos e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Reserve.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e então transfira para a mistura de ovos lentamente, mexendo constantemente. Acrescente a farinha e a água quente aos poucos, até obter uma mistura homogênea.

Preencha as forminhas com a massa e leve ao forno por aproximadamente 15 a 20 minutos, até estarem assados (teste a massa com um palito). Deixe esfriar por dois minutos e sirva.

 

de caramelo

Tempo total de preparo: 15 minutos 

Ingredientes

½ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar mascavo

1 ovo

1 xícara de farinha de trigo

¾ de xícara de farinha de trigo integral

¼ de colher de chá de sal

½ colher de chá de fermento em pó

Instruções

Em um liquidificador, bata o queijo minas frescal com o leite. Aqueça uma panela em fogo médio, coloque o requeijão, o amido de milho e acrescente aos poucos a mistura do queijo com o leite, sempre mexendo.

Junte a noz-moscada e o queijo prato, mexendo até incorporá-los à massa. Quando a massa estiver homogênea, retire a panela do fogo e despeje o creme na panela de fondue.

Sirva com opções leves, como abobrinha, brócolis, couve-flor, cenoura e aipo cozidos al dente no vapor. Opções cruas como pepino e tomate também funcionam como acompanhamento.