Com a proximidade da ceia de Natal, muitas pessoas já devem estar pensando no preparo dos pratos para essa data especial. Tradicional e muito saborosa, a rabanada é uma receita muito popular nessas ocasiões, mas pode gerar dúvidas no preparo. Para ajudar nesse processo, a culinarista de Receitas Nestlé, Miriam Chagas, esclarece cinco dúvidas sobre o doce, que ajudam a criar uma rabanada perfeita. Confira!

1. A rabanada precisa ser frita ou posso assar no forno?

A receita da rabanada original é frita em óleo por imersão. No entanto, você também pode fazê-las assadas no forno, com pão integral ou até grelhadas na frigideira como essa receita de Rabanada Café Au Lait preparada com um dos sabores de bebida da Dolce Gusto.

2. Posso fazer rabanada sem o ovo?

Sim! O ovo tem o papel de deixar a Rabanada com aquela crosta dourada na superfície, mas que você consegue também com as rabanadas grelhadas na panela com manteiga ou com a panela levemente untada com óleo.

3. Como faço para a rabanada ficar bem sequinha?

É importante que o pão seja amanhecido, pois ele não absorve muito líquido e, depois de fritar, a rabanada fica menos gordurosa. Depois deixe escorrer bem a gordura antes de polvilhar o açúcar com a canela em pó. Quando as rabanadas são assadas no forno, elas ficam sequinhas por fora e bem macias por dentro.

4. Posso usar qualquer pão para preparar a rabanada?

Sim. Elas podem ser feitas com qualquer pão amanhecido.

5. Quais os tipos de mistura que eu posso utilizar no preparo do doce?

É importante sempre ter uma base líquida, que pode ser ovos, leite, Leite Moça etc. Além disso, você pode adicionar raspas de casca de laranja para trazer um toque cítrico, canela e/ou cravo em pó, Chocolate em Pó Dois Fades, Nescafé Solúvel e o que mais sua imaginação permitir!

Ingredientes

Leite Moça®(lata ou caixinha)

1 colher (chá) de essência de baunilha

20 fatias de pão francês , amanhecidas

3 ovos

óleo para fritar

açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture bem o Leite Moça com 1 xícara (chá) de água e a essência de baunilha.

Mergulhe cada fatia de pão nessa mistura, deixe embeber e escorra o excesso com um garfo.

Em seguida, passe as fatias nos ovos batidos.

Escorra e frite-as no óleo não muito quente, deixando-as dourar por igual.

Escorra em papel absorvente, polvilhe açúcar e canela e sirva.