Este é o último final de semana para quem deseja visitar a maior festa da uva do estado de São Paulo. A 36ª edição da Festa da Uva de Jundiaí, que acontece simultaneamente com a 7ª Expo Vinhos já atraiu cerca de 131 mil pessoas, mas a expectativa é que outras 60 mil visitem o espaço, durante os últimos três dias de evento.

Na programação estão atrações como apresentações musicais, leilão de frutas, encontro de motociclistas, exposição de uvas, workshops, venda de produtos artesanais e claro, a tradicional cerimônia da Pisa da Uva, que acontece a partir das 14h30 e oferece aos participantes uma vivência sobre a antiga fabricação de vinhos, que consiste, literalmente, em pisar sobre a fruta para extrair o sumo.

Outra novidade é a presença da embaixadora da edição 2019, Pompeia Fabrício, a Rainha da Uva de 1947, a mais antiga representante da Corte da Uva, e que pode contar curiosas histórias sobre a festa, e suas tradições, que teve início em 1934, quando, pela primeira vez, a região colheu no lugar da uva Niágara Branca, a Niágara Rosada, uma mutação somática espontânea, que gerou para a cidade uma fruta autêntica e que já tramita em processos de reconhecimento geográfico.

Atualmente, Jundiaí já pode ser considerada uma das opções para os viajantes que buscam tanto bons restaurantes, como passeios turísticos e festas. O local possui seis rotas turísticas: a Rota Turística Castanho, a do Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Rota da Uva e a Rota do Vinho, além de diversos restaurantes, cantinas e adegas, que vendem produtos artesanais, como doces, geleias, vinhos, espumantes e cervejas, além de outros pontos turísticos por toda a cidade.

Para quem ainda deseja visitar a festa, ela acontece nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, na sexta-feira, das 18h às 22h, no sábado, das 10h às 22h e no domingo, dia do encerramento, das 10h às 20h, no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, em Jundiaí. Mais informações pelo telefone (11) 4589-8580 ou pelo site https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/. A entrada é gratuita, porém, há opção para participar da ação solidária, com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

 

Como chegar

Para quem vai de transporte público de São Paulo há duas opções: os ônibus que saem a cada 30 minutos dos terminais rodoviários da Barra Funda ou Tietê e também, pela linha 7 – Rubi, da CPTM. Para quem vai de carro, Jundiaí está localizada a 60 quilômetros da capital paulista, cerca de uma hora de viagem.

Para quem já é da região: da estação ferroviária, o melhor acesso é o ônibus 712- Terminal Vila Arens – Jardim Guanabara. Da rodoviária, as linhas 522 e 527 também passam pelo local. Dos bairros, há opções que podem ser consultadas nos sites da companhia de ônibus da cidade.

A cidade também está próxima de locais como o parque aquático Wet’n Wild, Hopi Hari e dos aeroportos Viracopos, em Campinas, e o de Congonhas, em São Paulo.

 

Fonte: assessoria de imprensa