Foto: chef Barão Vieira (Santos Fotografia)

Itaipava recebe no dia 22 de setembro, o UrbanHacking, evento realizado pelo Sebrae/RJ, em parceria com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com o tema “Sinta Itaipava” que trará atividades culturais e experiências gastronômicas. O evento faz parte das ações do Projeto Destino Turísticos Inteligentes (DTI), lançado pela instituição na região, no ano passado. UrbanHacking propõe ocupar espaços públicos, promovendo uma interação da população e dos visitantes com os negócios em funcionamento no local, por meio de ações de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento. Em sua maioria, os espaços públicos são locais históricos transformados para manter sua atividade original ou para adquirir um novo significado.

Sinta Itaipava vem inspirando o planejamento e a organização das atividades e será inédita, pois acontecerá simultaneamente em sete locais de Itaipava – Parque Municipal de Petrópolis,  Hortomercado Municipal, Shopping Vilarejo, Arcádia Mall, Shopping Itaipava, Shopping Estação Itaipava e Itaipava Center – e contará com a participação de cerca de 60 empresários e profissionais de áreas diferenciadas. Estão programadas atividades gratuitas nas áreas de história e cultura, bem-estar, sustentabilidade, gastronomia, experiências sensoriais, moda e atratividade turística (atrativos e serviços turísticos), a partir das 9h até às 18h.

Programação

No Shopping Itaipava, o chef Barão Vieira promoverá a Oficina Gastronômica com degustação – Raízes Quilombolas. Já no Parque Municipal, estão previstas apresentação de coral, capoeira, banda da Polícia Militar, dança típica japonês, além de plantio de 60 mudas, hora do conto e o lançamento do Aroma de Itaipava. No Parque também funcionará o Desk Turístico, com informações sobre a região, e o espaço Vista Itaipava, onde o visitante terá uma experiência de moda, com orientações de profissionais sobre estilo e moda sustentável. Exposição de produção orgânica e artesanal e oficina de bordados com as artesãs do Ateliê Comunitário Arte em Comum acontecerão no Arcádia Mall e no Shopping Estação Itaipava atividades funcionais para adultos e crianças. No Itaipava Center, o público terá degustação de vinhos Barão de Petrópolis do Empório Multimix, entre outras opções gastronômicas. O Shopping Vilarejo vai apostar nas atividades sensoriais com dança, música e experiência gastronômica. O Hortomercado Municipal  oferecerá degustação de produtos aos visitantes.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis, Universidade Estácio de Sá, Cefet – Campus Petrópolis, APA Petrópolis, Centro General Ernani Ayrosa (CGEA), Associação Filantrópica de Petrópolis (AFIPE), TurisRio e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Este é o quinto evento realizado pelo Sebrae/RJ no estado. Já receberam o UrbanHacking os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região Serrana do Rio, e Vassouras, no Médio Paraíba. A analista do Sebrae/RJ, Raíza Rampini, explica que o UrbanHacking, como uma das ações previstas pelo projeto DTI do Sebrae, tem o objetivo maior de articular as lideranças locais para a realização de atividades que possam melhorar o ambiente de negócios das pequenas empresas locais.

Destinos Turísticos Inteligentes

O projeto Destinos Turísticos Inteligentes é realizado em diversas regiões do estado. É uma proposta do Sebrae/RJ para oferecer ao visitante a melhor experiência turística, promovendo a interação do turista com o destino, por meio de tecnologias inovadoras, governança  e sustentabilidade. Dois aplicativos desenvolvidos pelo Sebrae, o Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, e Embaixadores dos Parques Nacionais, também são aliados dos empresários na divulgação dos destinos.

Fonte: assessoria de imprensa