Série Ideias do Sesc SP debate fome e segurança alimentar

A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Assim, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo. Além disso, conta com a participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No dia 28 de abril o tema da live será “A fome não espera: reflexões sobre soberania e segurança alimentar”.

O diálogo tem por objetivo apresentar o significado da fome para o desenvolvimento nacional e para a perspectiva da humanização. Discute as razões pelas quais a fome persiste no modo de produção capitalista. Além da sua incidência e agravos na população empobrecida, e especialmente, porque a fome volta intensamente no período da pandemia.  Ressalta também a importância do Brasil no debate mundial sobre Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, aborda brevemente as respostas formuladas pela Política Social no Brasil para o combate à fome e a experiência dos movimentos sociais do campo e da cidade no enfrentamento a essa questão.

Participam do debate:

Leile Silvia Cândido Teixeira, assistente social, professora adjunta IV da Escola de Serviço Social da UFRJ. Doutora em Serviço Social pela mesma Universidade.

Daniela Frozi, doutora em Nutrição pela UFRJ. Diretora Executiva do Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino. Foi conselheira Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Presidência da República, 2007-2017), e coordenadora da Comissão Permanente do Direito Humano à Alimentação Adequada (CONSEA Nacional 2017).

Apresentação e mediação é de Lilian Maria Rocha, coordenadora do Mesa Brasil Sesc Campinas.

Fonte: assessoria de imprensa