São Paulo recebe a Gelato Academy, primeira escola de gelateria originalmente italiana no Brasil. Fundada pelo renomado mestre gelatiere Mirko Stortini, a instituição traz ao Brasil a tradição e a ciência do gelato.
Com formação em química, o italiano assumiu desde jovem a Gelateria I Tropici. Mirko Stortini explica que o verdadeiro gelato italiano é aquele feito com ingredientes de alta qualidade. Assim, sem aditivos artificiais e seguindo técnicas que respeitam uma tradição centenária. Ele não é apenas doce ou colorido, mas genuíno, intenso e equilibrado.
Mirko acumula mais de 30 anos de experiência prática na área, dos quais boa parte foi dedicada à atuação como educador. Nesse sentido foi responsável pela formação de mais de 1.000 alunos em diversos países, como Estados Unidos, Japão e Alemanha. Entre os destaques estão a Pazzi Per Gelato, de São Paulo, e a Gelateria Damazônia, de Belém. Assim, juntas somam mais de 20 unidades espalhadas no país.
A primeira escola italiana de gelatos do Brasil
Localizada em Indaiatuba, São Paulo, a Gelato Academy é o resultado da evolução do projeto educacional de Mirko no Brasil, anteriormente conhecido como Projeto Gelato Italiano. Nesse sentido, Mirko transformou a escola em uma instituição que carrega sua assinatura e compromisso com a qualidade e tradição italiana.
A escola oferece uma formação completa para quem deseja se profissionalizar no mundo dos gelatos. Assim, com cursos que vão desde o básico até o nível avançado – sendo o principal deles o curso intensivo presencial, que introduz os fundamentos do gelato. Nesse sentido, incluindo práticas como criação de receitas, gestão de gelaterias e produção de sabores.
Então, um dos diferenciais da instituição é o software de balanceamento (Balanceamento Sem Segredos), uma ferramenta que auxilia na criação de receitas do zero, de forma rápida e fácil. A tecnologia analisa a receita tanto do ponto de vista nutricional quanto técnico, fornecendo parâmetros ligados à quantidade de ar no sorvete, cálculo do endurecimento devido a fibras insolúveis e, por fim, analisando a cremosidade do gelato na temperatura da sua vitrine.
As aulas ocorrem tanto no modelo presencial, na cidade de Indaiatuba, região de Campinas, quanto online. Além dos cursos, a Gelato Academy oferece consultoria para empreendedores e confeiteiros ao redor do mundo, contribuindo para o sucesso de negócios em países, como China, Vietnã e Portugal.
Fonte: assessoria de imprensa