O salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, que  ajudam a proteger a saúde cardiovascular. Quando você une com os benefícios da rúcula e o sabor do cream cheese, seu cardápio fica completo.
Segundo um estudo  elaborado pela Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos, em 2012, o consumo de ômega 3 ativa a memória em pessoas saudáveis com idade entre 18 e 25 anos.

A rúcula também faz muito bem para a saúde porque é um vegetal rico em vitaminas A, C e K, possui antioxidantes e minerais. 

Ingredientes

12 fatias de pão negro integral

400 gramas de filé de salmão sem pele, quase congelado

200 gramas de cream cheese

1 pepino em rodelas finas

2 colheres de sopa de cebolinha picada

2 colheres de sopa de mostarda

2 xícaras de rúcula limpa e fresca

8 azeitonas verdes sem caroço, para servir.

 

Modo de fazer

Cortar o salmão, quase congelado, em lâminas finas.

Temperar com sal.

Por outro lado, untar 8 das 12 fatias de pão com o cream cheese, polvilhar com  cebolinha picada e distribuir as fatias de pepino de maneira proporcional.

Distribuir as lâminas de salmão sobre o pepino, acrescentar a mostarda e cobrir com uma ou duas folhas de rúcula.

Montar uma fatia de pão preparado sobre outro e tampar com outra fatia que estava reservada.
Pressionar os sanduíches suavemente e refrigerar por 1 hora, cobertos.

No momento de servir, cortá-los pela metade de maneira triangular. Colocar em cada sanduíche uma azeitona e distribuir sobre uma bandeja ou prato.

Acompanhar com batatas chips.

Serve 4 pessoas.

 

Dica: O salmão tem aproximadamente um terço das gorduras saturadas de uma porção de carne. O consumo de salmão também é benéfico para reduzir a pressão arterial, prevenir alterações do fígado, o risco de disfunções neurológicas (como depressão, mal de Alzheimer e outras apoplexias), e melhorar a agilidade mental e a memória. Além destes benefícios, o salmão também estimula a produção de serotonina, que ajuda nos casos de depressão.

 

Alimentação mediterrânea para a redução do câncer de mama.