Joana Neuding, personal sommelière e diretora da empresa Vinho Seleto, dá dicas para preparar a carta de bebidas da festa de casamento

Aos amantes do vinho, para uma regra não há exceção: a bebida alcoólica proveniente da uva que leva consigo uma legião de fãs ao redor do mundo não pode faltar em nenhuma celebração. Então, como saber qual o melhor vinho para servir no seu casamento? A personal sommelière Joana Neuding, responsável pela Vinho Seleto (www.vinhoseleto.com.br), separou algumas dicas:

 

A escolha do vinho

Se não é para harmonizar com o cardápio, apenas para servir durante a festa, escolha um tinto e um espumante. Caso não tenha orçamento para os dois, vá pela estação. Nos períodos mais frios do ano, opte pelo tinto um pouco mais encorpado, complexo e amadeirado. Conte uma garrafa para cada duas pessoas. Caso esteja calor ou meia estação, escolha um espumante fresco, leve e frutado. Aqui também, uma garrafa para cada duas pessoas.

“Se escolher o vinho tinto, apenas, é sempre importante ter uma quantidade de espumante reservada para o brinde. Ele deixa o momento mais alegre e é importante para a celebração. O cálculo é de uma garrafa para cada 08 pessoas”, pontua a sommelière da Vinho Seleto.

 

Quanto gastar
Você não precisa escapar do seu orçamento para servir um vinho bom e agradável. Existem muitas opções de rótulos com excelente custo benefício no mercado. Experimente algumas opções antes da data do casamento. “Tenho certeza de que achará um que agradará a vocês dois. Sirva aos seus convidados o que mais te agradar. Procure, no momento da busca, por empresas que, assim como a Vinho Seleto, consigam te orientar, por meio de um profissional capacitado, sobre qual o melhor rótulo a ser escolhido – colocando à disposição para degustação uma variedade grande de estilos e rótulos -, e que, ainda, sejam capazes de fazer acordos de preços mais acessíveis pela quantidade”, ressalta Joana. 

Como armazenar as garrafas

As garrafas devem ser guardadas em um espaço fresco – entre 14°C a 16°C – seco, de preferência escuro e estático. O armazenamento superior a quatro meses exige que as garrafas sejam dispostas na posição horizontal;

 

Como servir

• Se for um Cabernet Sauvignon, ou vinho encorpados use a taça Bordeaux;
• Se for um Pinot Noir, ou um vinho mais leve use a taça Borgonha;
• Para espumantes, use a taça Flauta;

 

Como harmonizar com o jantar

• Saladas e canapés: Sauvignon Blanc ou Espumante
• Massas recheada com queijos ao molho branco, risoto de queijo brie, peixes e aves (frango, peru, tender): Chardonnay, Viogner ou Espumante
• Massa ao molho vermelho (simples), carne suína ou de cordeiro,: Pinot Noir, Sangiovese ou um tinto que não passe por madeira.
• Massa ao molho de funghi com calabresa, carne vermelha, carne de pato, feijoada,
• escondidinho de carne seca com abóbora, caldinho de feijão:: Malbec, Carmenere, Cabernet Sauvignon, Tempranillo, ou vinhos mais encorpados.
• Sobremesas e bolo: vinhos de sobremesa, como o Porto (tinto ou branco) ou Espumante.