Consumidores globais priorizam o bem-estar e fazem escolhas mais conscientes de alimentos e bebidas. Por isso, cresce a busca por opções funcionais que ofereçam benefícios extras à saúde. É o que constatou um estudo recente da ADM, líder global em nutrição humana e animal, comercialização de grãos e insumos.
Essa mudança se reflete não apenas nas escolhas de estilo de vida, mas também no comportamento de compra. O estudo Consumers Associations with Wellness 2025, da ADM, mostra que consumidores buscam alimentos e bebidas funcionais que tragam calma, conforto e equilíbrio.
Com a integração entre alimentação e bem-estar, a indústria precisa criar produtos que unam saúde física e emocional a experiências prazerosas. Isso inclui aromas, cores e ingredientes que tragam conforto, fortaleçam o organismo e beneficiem intestino e imunidade.
O estudo aponta que, globalmente, pelo menos uma vez por semana, 80% dos consumidores consomem bebidas quentes como chás para melhorar a saúde. Bem como, 72% consomem iogurtes naturais com esse mesmo objetivo e 70% consomem snacks salgados também com foco em benefícios para o organismo. O interesse crescente por uma alimentação mais funcional também está influenciando a forma como os consumidores percebem os ingredientes. Além dos sabores, cores e até mesmo os formatos dos produtos.
Ingredientes tradicionalmente ligados a benefícios específicos – como probióticos para o bom funcionamento intestinal, botânicos para relaxamento ou vitaminas para imunidade – estão ganhando uma aceitação mais ampla quando combinados com alimentos e bebidas conhecidos e prazerosos. Ao mesmo tempo, o sabor e a experiência sensorial continuam sendo essenciais. Os consumidores buscam produtos que não apenas tragam benefícios à saúde, mas também ofereçam conforto, prazer ou momentos de escape.
Flávia Inoue, gerente de marketing de bebidas da ADM para a América Latina.
O estudo elencou dados sobre dez áreas-chave que impulsionam as tendências de bem-estar atuais, sendo elas: função imune, hidratação, digestão, controle do peso, energia, saúde cognitiva, cardiovascular, óssea e feminina. Os consumidores associaram os sabores cítricos a benefícios para a saúde em diversas categorias de alimentos e bebidas. O sabor de laranja foi o mais mencionado, sendo associado a 70% das categorias de benefícios percebidos, seguido pelos sabores de limão (60%), mel (50%) e maçã (40%).
Para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas também devem oferecer uma experiência de sabor que esteja alinhada às expectativas dos consumidores — familiar, agradável e memorável. As inovações mais eficazes equilibram funcionalidade e sabor, criando produtos que sejam ao mesmo tempo confiáveis e agradáveis ao paladar. Já as cores mais associadas aos benefícios na alimentação são a laranja (100%), o verde (100%) e o azul (70%), este último remetendo à calma. Nesse cenário, a indústria alimentícia tem apostado em cores provenientes da própria natureza como a spirulina, a cúrcuma e o urucum, como ferramentas para capturar o olhar do consumidor que busca por soluções mais naturais e criar narrativas que reforcem os atributos dos ganhos para a saúde emocional e física.
Observa-se, de forma geral, um resgate da nostalgia em diferentes setores e no mundo dos alimentos e bebidas não é diferente. Isso, somado a uma integração maior entre alimentação e hábitos saudáveis, cria desejos mais conscientes. Os consumidores são guiados não só por benefícios à saúde, mas também por vínculos afetivos e emocionais.
“Temos um amplo horizonte de oportunidades de inovação para entregar produtos funcionais e versáteis, que também remetam a certa afetividade, tarefa nem sempre fácil.” Para Flávia, “equilibrar sabores atrativos com benefícios funcionais é hoje um dos maiores desafios da indústria. O sucesso está justamente em oferecer vantagens para o organismo sem abrir mão de uma experiência sensorial prazerosa”, conclui.
Fonte: assessoria de imprensa