Restaurantes ampliam contratações em junho, mas ritmo ainda é menor que em 2024
Foto: Freepik
O setor de restaurantes abriu 4.545 vagas formais de emprego em junho de 2025, segundo levantamento da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) em parceria com a consultoria Future Tank, com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nesse sentido, o número representa o saldo entre admissões e desligamentos e supera o registrado em maio. No entanto, ainda está abaixo do desempenho observado no mesmo mês de 2024, quando houve a criação de 5.044 vagas. 
Assim, o bom resultado de junho foi impulsionado pela abertura de postos de trabalho em 22 das 27 unidades da federação. Os destaques positivos foram São Paulo, com 1.848 novas vagas, Rio de Janeiro (+993) e Ceará (+480). Em contrapartida, Santa Catarina teve o pior desempenho do mês, com o fechamento de 311 vagas. 
No acumulado do primeiro semestre de 2025, os restaurantes brasileiros geraram 12.038 empregos formais. Apesar de positivo, o resultado representa uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando o setor havia criado 17.912 vagas. 

No panorama estadual, 26 das 27 unidades da federação apresentaram saldo positivo no semestre. O Rio de Janeiro liderou as contratações no setor, com a abertura de 1.434 vagas, seguido por São Paulo (+1.228) e Paraná (+1.195). Santa Catarina novamente apareceu com o pior desempenho, acumulando o fechamento de 845 postos de trabalho formais no primeiro semestre. 

“É importante destacar que, mesmo com um resultado inferior ao do ano passado, o setor continua gerando empregos e demonstrando sua relevância para a economia brasileira. A queda no ritmo de contratações em alguns estados reforça a necessidade de políticas que estimulem a atividade e a formalização no food service”, avalia Fernando Blower, diretor executivo da ANR. 

 

Fonte: assessoria de imprensa