Refettorio Gastromotiva reabre para público beneficiário com almoços solidários
Foto: Divulgação Angelo Dal Bó

Após mais de dois anos fechado para seu público de beneficiários em decorrência da pandemia de Covid-19, o Refettorio Gastromotiva reabre suas portas no próximo dia 9 de agosto, quando comemora também 6 anos de existência. Retomando a tradição dos jantares solidários, serão servidos, semanalmente, menus completos com entrada, prato principal e sobremesa, para 45 pessoas em situação de insegurança alimentar, agora em um formato de almoço. O menu é assinado pelas chefs Katia Barbosa e Bianca Barbosa e produzido com a ajuda da equipe de cozinheiros do projeto.

O Refettorio Gastromotivaé um projeto de segurança alimentar, educação e consumo sustentável. No espaço funciona um refeitório comunitário com uma cozinha-escola, onde alunos dos cursos profissionalizantes da Gastromotiva produzem e servem refeições para pessoas em vulnerabilidade social. O evento também marca a retomada da experiência do programa de voluntariado da Gastromotiva, por meio do qual pessoas vivenciam a experiência do serviço de salão.


Durante a pandemia, o uso do espaço foi ressignificado para acolher doações de alimentos, que foram intensificadas por meio das campanhas #EuAlimentoEsperança e #ChegadeFome. Além disso, as refeições passaram a ser servidas no formato de quentinhas, chegando a uma produção de 500 refeições diárias, direcionadas para pessoas em situação de rua que se mantém até hoje.

Localizado no bairro da Lapa, região central, o espaço tem sua importância reforçada pelo momento crítico que vivemos no país, quando 33 milhões de pessoas passam fome, de acordo com dados recentes da Rede Pessan. “É com muita alegria que reabrimos o Refettorio Gastromotiva para os almoços presenciais. A pandemia nos fez reinventar a utilização desse espaço, e não deixamos de atender a população durante esse período com alimentação de qualidade e dignidade. Mas ele foi pensado para receber e acolher, conectar pessoas através de uma refeição, e queremos voltar a oferecer essa experiência para os nossos beneficiários aqui dentro”, afirma o chef, fundador e presidente da Gastromotiva, David Hertz.

Além da reabertura do Refettorio Gastromotiva, o evento contará também com o lançamento da primeira parte do livro que conta a história dos 16 anos da organização social, que desde de 2006 transforma a vida de pessoas e comunidades por meio de formação profissional gratuita em gastronomia e empreendedorismo, projetos de segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos.

Fonte: assessoria de imprensa