Massa ao pesto de couve-flor com tofu empanado
Receita: Os segredos veganos de Isa – Editora Alaúde

Rendimento: 4 porções. Tempo total: 40 minutos. Tempo de preparo: 40 minutos

Esta receita é figurinha carimbada aqui em casa, onde é carinhosamente chamada de “Cauli pesti” (principalmente por mim). Ela une duas das minhas comidas preferidas — couve-flor e pesto — com o que o meu namorado sempre, sempre, sempre me pede para fazer: tofu empanado.

Era uma vez uma época em que eu tinha um trabalhão para fazer tofu empanado. Passava no tempero, marinava, empanava, fritava, fazia dancinha pedindo aos deuses que deixassem a casquinha bem crocante. Chegou a um ponto em que todo dia, quando eu perguntava ao John o que ele queria no jantar, ouvia a resposta de sempre: “Tofu empanado”.

Os tempos mudaram, e fiquei um pouco menos exigente com o empanado do meu tofu. Foi quando descobri um método bem fácil. Seu resultado é um tofu empanado bem honesto que, embora não pareça comida de restaurante caro, é muito saboroso. E é simples de fazer: mergulhe rapidamente os cubinhos de tofu em molho de soja, passe-os na farinha de rosca temperada e mande para a frigideira! Só precisa de uma fina camada de azeite.

Os buques de couve-flor são cozidos na água de cozimento da massa. Quer coisa mais fácil? O resultado é um molho deliciosamente cremoso que envolve a couve-flor, um

linguine maravilhoso e cubinhos de tofu bem temperadinhos e crocantes. É perfeito para qualquer dia da semana, em qualquer época do ano!

Ingredientes

Para o tofu

3/4 de xícara de farinha de rosca fina e seca (uso a de pão integral)

1/2 colher (chá) de tomilho seco (esfregue-o com os dedos)

1/2 colher (chá) de alecrim seco (esfregue-o com os dedos)

1/2 colher (chá) de manjericão seco

1 colher (chá) de alho em pó

3 colheres (sopa) de molho tamari ou de soja

400 g de tofu extra firme cortado em cubos de 1 cm azeite, para pincelar

Demais ingredientes

220 g de linguine (macarrão de quinoa fica ótimo nesta receita)

1 couve-flor média (de 700 g a 1 kg) cortada em pedaços de 1 cm

Pesto superfantástico sem óleo

2 dentes de alho

1/3 de xícara de pignoli ou castanha de caju

3 xícaras de manjericão fresco (só as folhas)

1/2 xícara de coentro fresco

3/4 de colher (chá) de sal mais um pouco, se for necessário

1/2 xícara de caldo de legumes

1/4 de xícara de levedura nutricional

1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano

Pimenta-do-reino moída na hora

Preparo

  1. Leve ao fogo uma panela grande com água e sal para ferver. O linguine e a couve-flor serão cozidos nessa água.

Prepare o tofu:

  1. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente grande, de preferência de ferro fundido, em fogo de médio para alto. Num prato grande, misture com as mãos a farinha de rosca, o tomilho, o alecrim, o manjericão e o alho.
  2. Despeje o molho tamari num outro prato.
  3. Transfira os cubos de tofu para o prato com o molho e misture para cobri-los. Depois, passe na farinha de rosca temperada, mexendo para que fiquem bem empanados (esteja com as mãos secas ao manipular o tofu na farinha de rosca, para evitar sujá-las demais). Passe os cubinhos já empanados para a borda e continue com os demais, até terminar.
  4. Cubra a frigideira com uma camada fina de azeite e transfira os cubos de tofu para ela. Se não couberem todos os cubinhos de uma vez, faça em duas levas. Regue os cubos de tofu com um pouco de azeite, deixe cozinhar por alguns minutos, depois vire-os, usando uma espátula fina de metal para não tirar o empanado. Cozinhe os cubos de tofu por cerca de 7 minutos no total, regando com mais azeite, se achar necessário, e virando de vez em quando até eles dourarem de todos os lados.

Prepare o restante da receita:

  1. Quando a água ferver, junte a massa. Depois de 4 minutos, adicione a couve-flor também. Cozinhe por mais 8 minutos, até a massa ficar al dente, e a couve-flor, macia. 2. Escorra tudo num escorredor grande, depois devolva à panela e misture o pesto. Sirva em tigelinhas, com o tofu empanado por cima.

Pesto superfantástico sem óleo

  1. Leve o alho e o pignoli ao processador e bata em modo pulsar. Junte o manjericão, o coentro, o sal, o caldo, a levedura nutricional e o suco de limão e bata até formar um purê liso.
  2. Com uma espátula, raspe o copo do processador para aproveitar tudo. Junte água para afinar, se for necessário. Confira o sal e finalize com a pimenta-do-reino.
  3. Guarde em recipiente bem fechado na geladeira até a hora de usar.

Observações

  • Se você estiver com tempo e quiser deixar o prato com um sabor especial, em vez de cozinhar a couve-flor, asse-a. Regue com azeite, tempere com sal e leve ao forno a 190°C por cerca de 20 minutos, mexendo uma vez.

 

  • Gosto de usar a minha receita de Pesto superfantástico sem óleo nesta massa. Isso porque eu a consumo com certa frequência, daí preferir que seja um pesto menos “pecaminoso” quanto o meu Pesto superfantástico. Adoro me afogar nesse molho, mas use o que você preferir!

O empanado do tofu continua intacto se você seguir algumas regras simples. Pré-aqueça a frigideira antes de usar. O ideal é que o tofu faça barulho de fritura ao entrar em contato com a panela; caso contrário, há o risco de o empanado ficar mole e se soltar.

Além disso, use uma espátula de metal bem fina, que passe fácil entre a frigideira e o empanado. Se usar de silicone, plástico ou de madeira, a massa vai descolar do tofu. E, por fim, a frigideira tem que ser antiaderente.

Como sempre, minha preferência recai sobre as de ferro fundido bem curadas.

Se não ficar perfeito na primeira tentativa, não se preocupe! Garanto que também vai ficar uma delícia. Na segunda vez vai ser ainda melhor, e quem sabe na terceira tentativa você deixe impecável!

  • Esta receita é perfeita para os preguiçosos. Nem precisa apertar o tofu. Inclusive acho que, se fizer isso, ele vai ficar salgado por absorver muito molho de soja. Use a umidade do tofu a seu favor. Esprema rapidamente o bloco de tofu sobre a pia que já está de bom tamanho.
  • Se quiser um sabor mais especial, com um toque de tostadinho, asse a couve- -flor em vez de cozinhar. Veja como: forre uma assadeira grande e baixa com papel-manteiga. Espalhe a couve- -flor na assadeira forrada e regue com azeite. Salpique 1/4 de colher (chá) de sal. Misture com as mãos para cobrir bem a couve-flor. Espalhe-a em camada única e asse por 10 minutos a 190 °C.

Use uma espátula para virar; mas não se preocupe, pois não é preciso virar todos os pedaços. Asse de 15 a 20 minutos, até a couve-flor dourar, ficar macia e um pouco tostadinha.