A burrata é o queijo do verãoe virou moda nos principais restaurantes italianos no Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. Há cerca de um século, em Púglia, no Sul da Itália, surgia a burrata, queijo produzido a partir de leite de búfala. Trata-se de uma bola de mozzarella produzida à mão, recheada com creme fresco de leite de búfala e tiras de mozzarella desfiadas. Surpreendente ao paladar, a burrata tem características únicas de aparência, sabor e textura.

A receita a seguir é uma forma clássica de servir a burrata e é uma sugestão da DiBufalo. A autoria da receita é dos chefs Filipe Rodriguez e Marcela Rodriguez, do restaurante Quintal Gastrô, de João Pessoa, a pedido da DiBufalo.

Ingredientes

– Pão

– 150 ml de pasta de tomate

– ½ maço de manjericão

– 100 ml de azeite

– 100 gramas de parmesão

– 3 unidades de alho

– 100 gramas de castanha de caju (com ou sem sal)

– 1 unidade de queijo burrata DiBufalo

 

Preparo Molho de Tomate

Em uma panela com fogo médio, coloque o azeite, o alho e deixe dourar. Acrescente a pasta de tomate e o manjericão. Em seguida, baixe o fogo e tampe a panela para o molho cozinhar lentamente. Reserve.

 

Preparo Molho Pesto

Rale o queijo parmesão. Em um processador, coloque o manjericão, bastante azeite, o alho, o parmesão até formar uma pasta. Por último, acrescente a castanha e adicione mais azeite, se achar necessário.

Para montar o prato, coloque o molho de tomate na base. Com cuidado, coloque a burrata DiBufalo por cima e regue a burrata com o molho pesto. Sirva acompanhado do pão de sua preferência.

Tempo de preparo: 30 minutos.
Rendimento: Serve de duas a quatro pessoas com torradas para acompanhar.